Destacar os profissionais de enfermagem com atuação relevante no exercício de suas funções Estado de Minas Gerais. Com este objetivo, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais promoveu o II Prêmio Boas Práticas de Enfermagem do Coren – MG. Uma das vencedoras foi a professora e pesquisadora Clara de Cássia Versiani, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A entrega da premiação aconteceu no dia 29 de agosto, durante a abertura do 4° Congresso Mineiro de Enfermagem, realizado simultaneamente com o 3° Congresso do Coren-MG, em formato híbrido (presencial e online), em Belo Horizonte. Os dois eventos tiveram como tema central “Ciência, tecnologia e práticas: o futuro do saber na enfermagem”.

Foto Arquivo Pessoal

Conforme o Coren-MG, o Prêmio Boas Práticas de Enfermagem é “um meio de reconhecimento e valorização do trabalho relevante da Enfermagem, buscando a inovação e visibilidade da nossa equipe em seu ambiente e cotidiano de trabalho; contribuir com a divulgação de experiências e práticas exitosas de profissionais de enfermagem no âmbito de sua atuação profissional em Minas Gerais”.

A professora e pesquisadora Clara de Cássia Versiani foi premiada na categoria Pesquisa 2023, por conta da elaboração de uma cartilha educativa sobre métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto (TP) no formato em história em quadrinhos como produto tecnológico do cuidado em enfermagem às mulheres.

A cartilha terá divulgação nacional, com distribuição gratuita em unidades de atenção primária e hospitais.

O material produzido também foi resultante da tese de doutorado da pesquisadora, intitulada “(Res)significando o parto: uma análise cartográfica da vivência de mulheres e profissionais de saúde”. A tese foi elaborada no âmbito do Doutorado em Ciências da Saúde da Unimontes.

O trabalho foi desenvolvido pela professora Clara de Cássia Versiani juntamente com acadêmicos de Enfermagem da Iniciação Científica (IC) e residentes de Enfermagem Obstétrica (REO) da Unimontes durante o segundo semestre de 2022. Conforme a autora, a escolha do tema se deu a partir da identificação, durante a prática assistencial, da escassez de conhecimento das mulheres acerca das alternativas não farmacológicas que podem ser utilizadas durante o trabalho de parto.

A professora Clara Versiani explica que a elaboração da cartilha se desenvolveu nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica em bases de dados, seleção de artigos mais coerentes à proposta, elaboração da história, confecção e formatação final da cartilha. Além disso, também foi submetido para validação do conteúdo em uma banca composta por juízes expertises na área de Saúde da Mulher e Obstetrícia, vinculados à Unimontes.

Currículo da autora:

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, a professora Clara de Cássia Versiani é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutorada em Ciências da Saúde da Unimontes. Ela também atua como enfermeira obstétrica da maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes)

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024
Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária