“Casamento e Sexualidade: a construção das diferenças” é o tema do livro que a professora Helen Ulhôa Pimentel, do curso de História da Universidade Estadual de Montes Claros, lança nesta quinta-feira (16/05), às 19h30, em evento no Casarão da Fafil. A obra de 260 páginas foi produzida pela Editora Mulheres (SC) e aborda tema relacionado à utilização do casamento para colonizar a “rebelde” população brasileira do século XVIII.

A apresentação da obra será feita pela professora Cláudia Maia, seguida de perfomance literária com Patrícia Giseli e musical com Denise Nobre. Logo depois, haverá a sessão de autógrafos.

No prefácio, o escritor Luciano Figueiredo, professor da Universidade Federal Fluminense, salienta que “o livro desenha um caminho atravessado pela desigualdade entre os sexos, desde as leis que punem de modo diferenciado homens e mulheres, passando pela sua imagem de tentadora e permissiva à oposição no dia a dia entre homens violentos e mulheres atacadas”.

A escritora Helen Ulhôa Pimentel ressalta que a “obra trabalha o casamento e mostra como ele foi imposto aos colonos no Brasil como instrumento de colonização e catequese ao mesmo tempo”. Segundo a autora, “o foco são as relações de gênero que indicam o que era estabelecido para as mulheres da sociedade uma posição diferente daquela ocupada pelos homens”.

Mais informações através do telefone (38) 3229-8060.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia