A professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, do departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi empossada como integrante efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG). A entidade estadual tem 107 anos de existência e conta com 100 integrantes. Do Norte de Minas, também foi empossado o escritor, historiador e advogado Petrônio Bráz, em solenidade realizada ao final de novembro, na Capital do Estado.
Marta Verônica é a segunda mulher de Montes Claros a ser empossada no Instituto Histórico e Geográfico de Minas – a primeira foi Célia Coutinho. A nova sócio-efetiva ocupa a cadeira número 6 do Instituto, que tem como patrono o ex-presidente da República Artur Bernardes.
A professora da Unimontes destaca a importância da sua posse na entidade estadual. “A entrada no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais significa muita honra. Trata-se de uma oportunidade ímpar para representar a nossa região e divulgar a nossa história e nossa cultura”, afirma Marta Verônica, que também é uma das fundadoras do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e integra Academia Feminina de Letras de Montes Claros e a Associação Amigas da Cultura de Montes Claros.