O Governo do Estado instituiu o Comitê Gestor do Sistema de Museus de Minas Gerais, integrado por representantes de 17 territórios mineiros e que tem como objetivo desenvolver ações para a melhoria dos espaços afins localizados no interior do Estado. Uma das indicadas para a composição do Comitê Gestor é a professora Marina Ribeiro Queiroz, diretora do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A seleção dos integrantes do comitê gestor foi feita com base em avaliação curricular, perfil do gestor e localização estratégica dentro de cada território, “ponderadas as peculiaridades de cada um”. Em comunicado, a Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav), vinculada À Secretaria de Estado de Cultura, destaca que os componentes do comitê terão “uma função relevante de interesse público”.

Marina QueirozfotoMUSEUS DA REGIíO

A professora Marina Queiroz é a representante titular do Território Norte de Minas. A segunda representante é Cecília Sarmento, do Museu da Cachaça, em Salinas. A designação oficial dos nomes indicados será realizada na segunda quinzena de novembro, durante a reunião anual do Comitê Gestor, na sede da Sumav, em Belo Horizonte.

“O comitê vai atuar no sentido de garantir melhorias para todos os museus do Estado, com capacitação e treinamento de pessoal. Com certeza, o setor será fortalecido”, afirma a diretora do Museu Regional do Norte de Minas, ao destacar a importância de representar o território Norte de Minas no Comitê Gestor do Sistema de Museus de Minas Gerais.

O Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, reforça a missão da Universidade Estadual de Montes Claros em difundir a arte, cultura, história e as manifestações populares de grande parte do território mineiro. O espaço foi inaugurado e aberto à visitação em 30 de setembro de 2014.

Museu Regional do Norte de Minas
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
e-mail: museu.regionalnm@gmail.com