A professora e pesquisadora Iara Soares de França, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou estágio e pós-doutorado como bolsista visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra). Ela desenvolve estudo relacionado aos efeitos da extração do lítio e da implantação de usinas solares em Minas Gerais, abordando os impactos da mineração na urbanização das cidades.
A professora da Unimontes é bolsista visitante no Instituto de Estudos sobre Desenvolvimento – Institute of Development Studies- IDS, da Unviersidade da Inglaterra, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ela iniciou o estudo na instituição do Reino Unido em janeiro e continuará como bolsista visitante até julho deste ano, com a supervisão do professor Professor Dolf J.H. te Lintelo.
Conforme a professora Iara Soares de França, nas atividades como bolsista visitante do IDS/Universidade de Sussex, ela vai desenvolver o estudo que visa “analisar os efeitos da extração de minerais estratégicos (lítio) e da implantação de mega usinas solares no Estado de Minas Gerais-Brasil na urbanização de cidades médias e pequenas”.
Participação em evento na Espanha
No período de 22 a 25 de janeiro passado, a professora Iara Soares de França participou do V Simpósio Internacional sobre Cidades Médias (CIMDEPE), que aconteceu em Albacete (Espanha). O evento foi uma iniciativa da Universidade de Castilla – La Mancha/Campus Albacete.
O tema central do encontro foi “Desafios morfológicos, funcionais e sociais nos contextos das agendas urbanas não metropolitanas”.
A professora Iara Soares de França apresentou no simpósio internacional, na Espanha, o trabalho intitulado “Cidades Médias no Brasil: panorama, perspectivas de investigação e reflexões sobre sustentabilidade a partir de Montes Claros”.
A docente e pesquisadora da Unimontes ressalta que o trabalho contextualiza Montes Claros em suas características como cidade médica no Brasil, refletindo sobre os desafios atuais com vistas à sustentabilidade.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/02/prof-iara-1-512x437.jpeg)