A professora e pesquisadora Iara Soares de França, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou estágio e pós-doutorado como bolsista visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra). Ela desenvolve estudo relacionado aos efeitos da extração do lítio e da implantação de usinas solares em Minas Gerais, abordando os impactos da mineração na urbanização das cidades.


A professora da Unimontes é bolsista visitante no Instituto de Estudos sobre Desenvolvimento – Institute of Development Studies- IDS, da Universidade da Inglaterra, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ela iniciou o estudo na instituição do Reino Unido em janeiro e continuará como bolsista visitante até julho deste ano, com a supervisão do professor Professor Dolf J.H. te Lintelo.


Conforme a professora Iara Soares de França, nas atividades como bolsista visitante do IDS/Universidade de Sussex, ela vai desenvolver o estudo que visa “analisar os efeitos da extração de minerais estratégicos (lítio) e da implantação de mega usinas solares no Estado de Minas Gerais-Brasil na urbanização de cidades médias e pequenas”.


Participação em evento na Espanha


No período de 22 a 25 de janeiro passado, a professora Iara Soares de França participou do V Simpósio Internacional sobre Cidades Médias (CIMDEPE), que aconteceu em Albacete (Espanha). O evento foi uma iniciativa da Universidade de Castilla – La Mancha/Campus Albacete.


O tema central do encontro foi “Desafios morfológicos, funcionais e sociais nos contextos das agendas urbanas não metropolitanas”.


A professora Iara Soares de França apresentou no simpósio internacional, na Espanha, o trabalho intitulado “Cidades Médias no Brasil: panorama, perspectivas de investigação e reflexões sobre sustentabilidade a partir de Montes Claros”.


A docente e pesquisadora da Unimontes ressalta que o trabalho contextualiza Montes Claros em suas características como cidade médica no Brasil, refletindo sobre os desafios atuais com vistas à sustentabilidade.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”