A professora Ionete Magalhães de Souza, coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J. Itinerante), representará a Universidade Estadual de Montes Claros como uma das conferencistas do XXXII Encontro Mineiro de Estudantes de Direito (EMED 2017). O evento é um dos principais do gênero no País e acontece entre esta quinta-feira e o domingo (15 a 18/6), no campus da PUC-Minas, no Bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Nesta sexta-feira (16), a professora da Unimontes participará do Seminário sobre “Acesso à Justiça e a Justiça Itinerante”, com dados a partir das experiências do programa de extensão do S.A.J. Itinerante, vinculado ao Curso de Direito e que completa 15 anos de existência em 2017.

Neste período, com ações voluntárias de aproximadamente 300 acadêmicos dos cursos de Direito, o Serviço alcançou um total de 41.759 pessoas beneficiadas. O atendimento consiste na orientação e no atendimento jurídico nas diversas áreas do Direito, como de Família (ação de alimentos, investigação de paternidade e divórcio), Trabalhista e Previdenciário (aposentadorias urbanas e rurais), além de demandas da área penal e regularização de posse.

“Teremos a oportunidade de representar o trabalho de toda uma equipe, que há 15 anos desenvolve as ações contínuas do Programa. Será extremamente louvável apresentar aos futuros advogados as experiências que vivemos neste período do S.A.J. Itinerante, especialmente pela oportunidade de esclarecimento às pessoas sobre como a Justiça funciona e como acessá-la, se necessário”, explica.