A professora Alba Valéria Niza Silva, vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participou do IX Congresso de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e do I Congresso Nacional da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (Aforlic). Os eventos ocorreram entre os dias 04 e 06 de junho, na Faculdade de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), situada no centro histórico de São Luís (MA). 

Com a temática “Decolonialidade e Políticas de Resistência: 50 anos das Independências dos países Africanos de Língua Portuguesa”, os congressos debateram assuntos que envolvem lutas e resistências, memórias, ancestralidades, decolonialidade, interseccionalidade e questões étnico-raciais, dentre outros temas pertinentes aos estudos de literaturas e culturas africanas de Língua Portuguesa. O objetivo foi estabelecer diálogo com setores educacionais de ensino superior e ensino básico.

Na ocasião, a professora Alba Valéria apresentou trabalho vinculado à temática do congresso, que também se alinha ao projeto de pesquisa do qual é responsável, intitulado “(Re)ssignificando rotas da escravidão e suas representações: diálogos literários como forma de recuperação histórica e construção de identidades”. O projeto, financiado pela Fapemig, teve início em 11 de dezembro de 2024 e tem término previsto para 10 de dezembro de 2027.

A professora Alba Valéria é doutora em Letras/Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Ela é docente do quadro efetivo da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da Unimontes.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes