A professora Alba Valéria Niza Silva, vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participou do IX Congresso de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e do I Congresso Nacional da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (Aforlic). Os eventos ocorreram entre os dias 04 e 06 de junho, na Faculdade de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), situada no centro histórico de São Luís (MA). 

Com a temática “Decolonialidade e Políticas de Resistência: 50 anos das Independências dos países Africanos de Língua Portuguesa”, os congressos debateram assuntos que envolvem lutas e resistências, memórias, ancestralidades, decolonialidade, interseccionalidade e questões étnico-raciais, dentre outros temas pertinentes aos estudos de literaturas e culturas africanas de Língua Portuguesa. O objetivo foi estabelecer diálogo com setores educacionais de ensino superior e ensino básico.

Na ocasião, a professora Alba Valéria apresentou trabalho vinculado à temática do congresso, que também se alinha ao projeto de pesquisa do qual é responsável, intitulado “(Re)ssignificando rotas da escravidão e suas representações: diálogos literários como forma de recuperação histórica e construção de identidades”. O projeto, financiado pela Fapemig, teve início em 11 de dezembro de 2024 e tem término previsto para 10 de dezembro de 2027.

A professora Alba Valéria é doutora em Letras/Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Ela é docente do quadro efetivo da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes – Observatório das Desigualdades abre seleção para duas bolsas de R$ 770 – Inscrições começam dia 21
Museu da Unimontes convida para exposições que trazem diferentes linguagens artísticas e visões de mundo
Edital PrEx Unimontes para Programa Estadual de Assistência Estudantil: sete auxílios financeiros para o 2º semestre
Professor da Unimontes apresenta trabalho em Congresso Mundial IEEE de 2025 na Finlândia
Programa de assistência odontológica Unimontes/Santa Casa completa 14 anos com 5,5 mil atendimentos oncológicos
Abertas inscrições para o Congresso Internacional de Educação e Diversidade