Neste sábado (01/07) é celebrado o Dia da Vacina BCG. No Hospital Universitário Clemente de Faria (HU), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a BCG é disposta sob a responsabilidade do Bloco Obstétrico (BO), unidade setorizada da Maternidade Maria Barbosa.

A vacina BCG – do bacilo de Calmette-Guérin, é o primeiro e mais importante imunizante a ser recebido pelas crianças, após o nascimento. A professora do curso de Enfermagem e enfermeira obstétrica do HU-Unimontes, destaca a importância da vacina e explica como funciona o procedimento:

“A BCG é uma vacina que precisa ser administrada nos primeiros momentos de vida das pessoas, pois garante a não contaminação por tuberculose. As possíveis consequências de não receber a vacina BCG podem variar dependendo de diversos fatores, como a prevalência da tuberculose na região onde a pessoa vive, seu estado geral de saúde e sua exposição a indivíduos infectados”, pontua.
Ela também gravou um vídeo sobre a questão.

Desenvolvida no ano de 1906 e finalizada em 1919 por Albert León Charles Calmette e Jean Marie Camille Guérin, a BCG se popularizou e, desde o ano de 1974, passou a fazer parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, em 1976, a vacina foi incluída no calendário nacional de vacinação pelo Ministério da Saúde (MS) como imunização obrigatória; em 1990 se tornou um protocolo previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante protege contra a tuberculose, doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões e, apesar de ser antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública.

De acordo com dados Ministério, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. Por isso, a retomada do alto percentual de vacinação é fundamental.

Vacinação BCG no HU – Unimontes

No ano de 2022, foram aplicadas 2163 doses da vacina BCG pela equipe do Bloco Obstétrico do HU-Unimontes. Em 2023, até 29 de junho, 965 crianças receberam o imunizante.

A vacinação BCG no Hospital Universitário é realizada de acordo com o nascimento dos bebês e organizada em calendários que atendam, sempre que possível, ao número máximo de diluições permitidas pelo Ministério da Saúde: 10 aplicações para cada ampola. A solvência das ampolas é realizada com uma solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9% e as doses são aplicadas em bebês que superaram os 2kg de peso (recomendação mínima de peso para a vacinação).

Condicionamento especial

No Hospital da Unimontes, a vacina BCG é acondicionada numa câmara fria, tendo em vista que o imunizante precisa ser conservado a uma temperatura que varia de 2 a 8 graus. Também necessita ser transporte especial, com controle rigoroso de temperatura.

Estatísticas

O observatório Observa Infância, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), informa que, no Brasil, no ano de 2022, a BCG foi aplicada em mais de 90% das crianças nascidas vivas. A porcentagem é superior ao ano de 2021 (79,5%), mas preocupantemente inferior aos 100% de aplicação auferidos no passado recente – em 2011, ano 01 em relação à década 2011 – 2020. O Ministério da Saúde ainda declara a importância da retomada da vacinação para cobrir 100% dos recém-nascidos, como observado no passado recente.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”