A contemplação de experiências, próprias inclusive, curas, generosidade e muito mais, nas palavras da própria autora, agora eternizadas em livro, fazem parte de narrativa instigadora da professora da Unimontes e coordenadora do Projeto de Extensão Vida, Claudiana Donato Bauman, carinhosamente conhecida por Cau Bauman.

Distribuídas em quarenta capítulos, as experiências estão organizadas em ideias e histórias reais que saltam aos olhos e fazem parte do livro “No Jardim do Vida – histórias lindas de viver (Editora Caminhos Iluminados, 178p). A obra, que está em fase de pré-lançamento – lançamento oficial previsto para o dia 14 de dezembro – conta a história de mulheres que fizeram do diagnóstico do câncer de mama uma oportunidade para ressignificação de suas vidas e fortalecimento da fé. As ilustrações da capa e contracapa são assinadas pela artista plástica norte-mineira Conceição “Tucca” Melo, também voluntária e madrinha do Projeto Vida.

Há 18 anos, Bauman é professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes. Doutora em Saúde Coletiva é mestre em Avaliações das Atividades Físicas e Desportivas com ênfase em câncer de mama. A obra celebra os 15 anos do projeto que segue firme semeando esperança entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama do Norte de Minas Gerais.

VIDA E UNIMONTES

“O livro foi escrito a muitos pares de mãos. Diferentes olhares, com uma única missão: inspirar vidas. São histórias da vida real de mulheres que protagonizam a trajetória percorrida após o diagnóstico do câncer de mama”, conta emocionada a professora Bauman, ao ilustrar que as páginas contêm histórias do resultado de uma colheita de sementes inspiradoras, de empoderamento, amor e vitórias que enfatizam que a vida vivida intensamente pode reverter em realizações e fortalecimento da fé. A autora ressalta que “passar por esse desafio é um ato de coragem que, infalivelmente, evoca aquela parte mais profunda do nosso ser que nos apoia e nos ampara, a fé.”

“Contemplei curas, milagres, providências, generosidade, altruísmo e compaixão. Presenciei dor, necessidades extremas, injustiças, descaso e perdas. Já chorei, mas muito mais sorri. Me entristeceu a impotência em poder fazer algo mais, entretanto, a alegria da oportunidade de poder estar presente e me deparar com seres humanos indescritíveis em bondade e caridade, foi muito maior. Aprendi a cada palavra, gesto e lágrima, e na tentativa de desvendar olhares, fortaleci a minha alma, expandi a minha fé e ampliei meus sonhos.”

O livro é prefaciado pela oncologista e Fundadora da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer, Príscila Miranda Soares, e encerra com ponderações da professora de Sociologia vinculada ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, Daliana Antônio e da responsável pela saúde mental do Vida, Rosangela Novais.
SERVIÇO

Os livros podem ser adquiridos via Whatsapp pelo telefone 38 98866-4851 (Rosângela Novais). Importante informar que a venda dos livros não possuem fins lucrativos. Toda a renda será revertida ao projeto de Extensão Vida.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria