Levantamento realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a editora holandesa Elsevier, reuniu os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, representando 2% dos pesquisadores mais relevantes mundialmente. A seleção foi feita considerando os dados incluídos no Scopus, uma base de dados científicos internacionalmente reconhecidos. O levantamento incluiu 844 pesquisadores brasileiros, dentre os mais influentes do mundo.

Foto: Divulgação

O ranking publicado avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos. A atualização 2022 “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” foi divulgada em outubro. O estudo analisa as citações da base de dados Scopus — a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisadas por pares. O resultado é separado em duas perspectivas: uma em que avalia os profissionais pelo impacto de citações ao longo da carreira, e, a outra, por referências no período do último ano.

Hercílio Martelli Júnior, professor dos Programas de Pós-graduação em Saúde e do Departamento de Odontologia, menciona que tal menção deve ser colegiada, ou seja, de agradecimento a tantas pessoas e colaboradores que se fazem presente em nosso dia de forma perene e incessante nas práticas da pesquisa e da pós-graduação. Este grupo envolve, desde os estudantes de graduação e pós-graduação, professores e colaboradores dos mais diferentes setores da universidade e de várias outras instituições. Também é essencial lembrar e agradecer as agências de fomento à pesquisa e pós-graduação, particularmente, a Fapemig e ao CNPq.

Martelli Júnior é especialista, mestre e doutor pela FOP-Unicamp. Foi diretor adjunto de Ciência da Fapemig e atualmente é coordenador da Área da Saúde da mesma agência. É membro da Área Interdisciplinar, Biológicas e da Saúde da CAPES/MEC. Exerceu diferentes cargos de gestão na Unimontes. É pesquisador, bolsista em produtividade científica 1 do Consellho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e autor de mais de 330 artigos científicos na literatura. Participou da formação de mais de 100 estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado. “Ressalto ainda e agradeço, a presença constante do apoio familiar e dos amigos que sempre estão nos estimulando a seguir a longa caminhada da pesquisa.”

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro