O Curso de Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (26/8), a palestra virtual “Criação teatral em tempos de pandemia: a encenação de A filha da Monga”, evento que integra a atividade “Visitando Nossas Referências”. O convidado é o professor Luiz Marfuz, doutor em Artes Cênicas e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, com atuação multiprofissional como diretor teatral, dramaturgo, jornalista e arte-educador. Ele é docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As atividades são coordenadas pelo projeto de extensão Teatro Universitário (TU/Unimontes) e começam às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube http://bit.do/teatrounimontes. A mediação é do professor, ator e produtor Rodolfo Bueller, egresso do curto de Artes/Teatro e mestre em Letras/Estudos Literários pela Unimontes.

Condecorado com os prêmios Braskem de Teatro, Troféu Caymmi e Troféu Martim Gonçalves, Marfuz é integrante permanente da Academia de Ciências da Bahia e autor de livros e de peças, como a própria “A Filha de Monga”. Como arte-educador, destaca-se como o responsável “Cuida Bem de Mim”, que detém 810 apresentações da peça homônima em 250 escolas públicas e teatros do País, com mais de 250 mil espectadores entre os anos de 1996-2008.

FALAR DE EXPERIÊNCIAS

Sobre a proposta do projeto, os coordenadores do Teatro Universitário destacam que as experiências virtuais em tempos de pandemia contribuem na busca por novos processos e formatos poéticos. Como exemplo e referência, trazem desta vez o processo da escrita do texto e a construção da encenação de “A filha da Monga”.

“Com o privilégio de debater com o próprio autor, pretendemos refletir sobre as mudanças e desafios nos modos de atuação, a condução de ensaios remotos e articulações com a linguagem audiovisual neste período de atividades remotas por causa da pandemia da COVID-19”, observam os coordenadores do TU/Unimontes.

A participação é aberta aos alunos do projeto, acadêmicos dos diversos períodos dos cursos de Artes/Teatro da Unimontes, egressos, atores e demais profissionais do universo teatral. Como sugestão, os coordenadores indicam o espetáculo “A Filha da Monga”, disponível gratuitamente por vídeo no canal do SESC/Bahia, no Youtube. A encenação é apresentada pela Escola de Teatro da UFBA e Companhia Ouroboros de Investigação Teatral. O link é este: http://bit.do/afilhadamonga.

Sinopse – A peça conta a história da jovem Luzia, que é obrigada pelo padrinho a trabalhar num parque de diversões no papel da mulher que vira monstro “Monga” – seguindo os passos da mãe. Ela tenta quebrar essa cadeia de sucessão para poder viver os ritos de passagem de sua vida na infância, na adolescência e na vida adulta. Para isso tem de enfrentar a hostilidade dos homens e mudar o destino que lhe foi traçado.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia