O Curso de Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (26/8), a palestra virtual “Criação teatral em tempos de pandemia: a encenação de A filha da Monga”, evento que integra a atividade “Visitando Nossas Referências”. O convidado é o professor Luiz Marfuz, doutor em Artes Cênicas e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, com atuação multiprofissional como diretor teatral, dramaturgo, jornalista e arte-educador. Ele é docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As atividades são coordenadas pelo projeto de extensão Teatro Universitário (TU/Unimontes) e começam às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube http://bit.do/teatrounimontes. A mediação é do professor, ator e produtor Rodolfo Bueller, egresso do curto de Artes/Teatro e mestre em Letras/Estudos Literários pela Unimontes.

Condecorado com os prêmios Braskem de Teatro, Troféu Caymmi e Troféu Martim Gonçalves, Marfuz é integrante permanente da Academia de Ciências da Bahia e autor de livros e de peças, como a própria “A Filha de Monga”. Como arte-educador, destaca-se como o responsável “Cuida Bem de Mim”, que detém 810 apresentações da peça homônima em 250 escolas públicas e teatros do País, com mais de 250 mil espectadores entre os anos de 1996-2008.

FALAR DE EXPERIÊNCIAS

Sobre a proposta do projeto, os coordenadores do Teatro Universitário destacam que as experiências virtuais em tempos de pandemia contribuem na busca por novos processos e formatos poéticos. Como exemplo e referência, trazem desta vez o processo da escrita do texto e a construção da encenação de “A filha da Monga”.

“Com o privilégio de debater com o próprio autor, pretendemos refletir sobre as mudanças e desafios nos modos de atuação, a condução de ensaios remotos e articulações com a linguagem audiovisual neste período de atividades remotas por causa da pandemia da COVID-19”, observam os coordenadores do TU/Unimontes.

A participação é aberta aos alunos do projeto, acadêmicos dos diversos períodos dos cursos de Artes/Teatro da Unimontes, egressos, atores e demais profissionais do universo teatral. Como sugestão, os coordenadores indicam o espetáculo “A Filha da Monga”, disponível gratuitamente por vídeo no canal do SESC/Bahia, no Youtube. A encenação é apresentada pela Escola de Teatro da UFBA e Companhia Ouroboros de Investigação Teatral. O link é este: http://bit.do/afilhadamonga.

Sinopse – A peça conta a história da jovem Luzia, que é obrigada pelo padrinho a trabalhar num parque de diversões no papel da mulher que vira monstro “Monga” – seguindo os passos da mãe. Ela tenta quebrar essa cadeia de sucessão para poder viver os ritos de passagem de sua vida na infância, na adolescência e na vida adulta. Para isso tem de enfrentar a hostilidade dos homens e mudar o destino que lhe foi traçado.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”