O Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, foi distinguido pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) com a Comenda “Honra à Ética”. Também na condição de profissional médico e membro do CRM-MG, o diploma e a insígnia lhes serão entregues em solenidade na noite deste sábado (22/10), no Portal Eventos.
“É um motivo de imensa satisfação e de orgulho receber tamanha distinção. Sinto-me motivado a trabalhar cada vez mais pelo bem coletivo”, disse o professor João dos Reis Canela.
A iniciativa do CRM-MG, estendida à sua Delegacia Regional para o Norte de Minas, presta homenagem aos médicos formados há mais de 25 anos e que “em sua vida profissional zelaram e trabalharam com perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão”, conforme prevê o estatuto da entidade classista. Entre os pré-requisitos exigidos, segundo explica o delegado regional do CRM, professor Itagiba de Castro Filho, estão o passado de ilibada conduta moral e ética e ocupar ou ter ocupado cargo de liderança médica em sua comunidade, dentre outros.
HISTÓRICO – João dos Reis Canela é egresso da Unimontes. Graduou-se em Medicina pela segunda turma da antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), da Fundação Norte-mineira de Ensino Superior (FUNM). Além de clínico geral, é especialista em Bioética e pesquisador com estudos específicos nas áreas de infectologia e medicina intensiva. Por 23 anos, integrou o grupo de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas de Montes Claros. É professor de ensino superior do curso de medicina nas áreas de clínica médica, doenças infecciosas e parasitárias, bioética e ética e deontologia médica.
É membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Atua como preceptor de Clínica Médica do curso de Medicina e no Programa de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sendo, também, profissional do serviço ambulatorial de referência em doenças infecciosas e parasitárias do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes.
Na Universidade, foi diretor do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS) , do Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF), exerceu o cargo de superintendente do Hospital Universitário,além de ter sido presidente da Associação Mineira de Educação Médica /AMEM.
Em 2010, foi eleito reitor da Unimontes.