O professor Ivo das Chagas será homenageado como patrono geral das solenidades de colação de grau da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) referentes ao primeiro semestre de 2011. Conforme o calendário letivo, os eventos acontecerão em julho, com a graduação de 520 acadêmicos de 18 cursos oferecidos no campus-sede. A concessão da homenagem, aprovada pelo Conselho Universitário, foi oficializada através de resolução assinada pelo reitor João dos Reis Canela.
Na resolução, o reitor destaca que a escolha do professor Ivo das Chagas como patrono geral se justifica pela “relevante contribuição oferecida à Unimontes pelo homenageado em toda a sua trajetória acadêmica e seu empenho para a construção desta universidade pública, desde a extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), e seu notório saber, de reconhecida competência e com relevantes atividades de pesquisa, constituindo-se em um dos maiores estudiosos do cerrado do País”.
Ivo das Chagas também já foi homenageado pela Unimontes com o título de Professor Emérito, aprovado pelo Conselho Universitário em 2006, tendo em vista “a relevante contribuição à Unimontes como docente das disciplinas de Ecologia, Biogeografia, Climatologia e Geografia Humana dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como na orientação de inúmeros trabalhos monográficos de conclusão de curso e dissertação de mestrado”.
TRAJETÓRIA
Nascido em 1933, no município de São Romão (Norte de Minas), o professor Ivo das Chagas é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação Lato sensu em Geografia e Ecologia Vegetal pela Universidade de Bordeaux (França). Participou de diversos estudos internacionais sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa e organização do espaço.
Na Universidade Estadual de Montes Claros, além de docente dos cursos de Biologia e Geografia, foi pró-reitor de Pesquisa (1991/1995). Também foi coordenador do Campus de Pirapora.
Ivo das Chagas já exerceu diversos outros cargos e funções públicas, como a coordenação do programa de Educação Ambiental da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Ministério do Interior (1982), membro do Conselho Consultivo Interministerial de Ciência e Tecnologia do Grande Carajás (1982), secretário-adjunto de Ecossistema, da Secretaria Especial de Meio Ambiente do Ministério do Interior (1983/1984) e conselheiro da Câmara de Bacias Hidrográficas do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam (1988/1989). Também é integrante do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de Montes Claros. Em 2011, ele recebeu a Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado, entregue em 21 de abril, em Ouro Preto.