O Professor e pesquisador Gustavo Cepolini, do Departamento de Geociências e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGEO) e Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresentou os resultados de duas pesquisas e trabalho científico no XIX Encontro de Geografias da América Latina e CaribeEGALC, realizado em Santo Domingo (República Dominicana), no período de 26 a 30 de junho. O tema central do evento foi “Papel da Geografia: Desenvolvimento Sustentável, Adaptação e Resiliência à Mudança Climática na América Latina e no Caribe”.

O docente e pesquisador apresentou os resultados das pesquisas “Atlas da questão agrária do Norte de Minas” e “Atlas ambiental e agrário do Semiárido Mineiro”. Os dois estudos foram financiados pela Unimontes e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Durante o evento na República Dominicana, ele também apresentou o trabalho científico intitulado: “Ecologismo dos Gerais: por uma epistemologia das lutas e conflitos territoriais“. O trabalho foi feito a partir das investigações realizadas no Norte de Minas Gerais e no Semiárido Mineiro, no Grupo de Trabalho 6 – “Geografia rural, segurança alimentar e conflitos pelo uso de terras agroalimentares na América Latina e no Caribe”.

O professor Cepolini também participou das mesas e exposições temáticas do evento ocorridas na Universidade Autônoma de Santo Domingo, reconhecida como a primeira universidade da América Latina, datada de 1538. Na oportunidade participou também de um trabalho de campo com ênfase nas áreas rurais e atuou como convidado do Grupo de Trabalho “Pensamento Geográfico Latino-americano do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO.

Sobre o evento

O Encontro de Geografias da América Latina e Caribe é um evento que tem como objetivo fortalecer a produção do conhecimento geográfico como contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e solidária, em pleno exercício da democracia, que tem como participação de professores, profissionais, pesquisadores e estudantes de ciências geográficas de todas as Américas e Caribe.

Santo Domingo, com suas costas caribenhas, representa um cenário ideal para se reencontrar pessoalmente. Visitar as Antilhas é importante para entender sua geografia e, portanto, as possibilidades de desenvolvimento. Fonte: https://egalc.com/

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro