O Professor e pesquisador Gustavo Cepolini, do Departamento de Geociências e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGEO) e Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresentou os resultados de duas pesquisas e trabalho científico no XIX Encontro de Geografias da América Latina e CaribeEGALC, realizado em Santo Domingo (República Dominicana), no período de 26 a 30 de junho. O tema central do evento foi “Papel da Geografia: Desenvolvimento Sustentável, Adaptação e Resiliência à Mudança Climática na América Latina e no Caribe”.

O docente e pesquisador apresentou os resultados das pesquisas “Atlas da questão agrária do Norte de Minas” e “Atlas ambiental e agrário do Semiárido Mineiro”. Os dois estudos foram financiados pela Unimontes e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Durante o evento na República Dominicana, ele também apresentou o trabalho científico intitulado: “Ecologismo dos Gerais: por uma epistemologia das lutas e conflitos territoriais“. O trabalho foi feito a partir das investigações realizadas no Norte de Minas Gerais e no Semiárido Mineiro, no Grupo de Trabalho 6 – “Geografia rural, segurança alimentar e conflitos pelo uso de terras agroalimentares na América Latina e no Caribe”.

O professor Cepolini também participou das mesas e exposições temáticas do evento ocorridas na Universidade Autônoma de Santo Domingo, reconhecida como a primeira universidade da América Latina, datada de 1538. Na oportunidade participou também de um trabalho de campo com ênfase nas áreas rurais e atuou como convidado do Grupo de Trabalho “Pensamento Geográfico Latino-americano do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO.

Sobre o evento

O Encontro de Geografias da América Latina e Caribe é um evento que tem como objetivo fortalecer a produção do conhecimento geográfico como contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e solidária, em pleno exercício da democracia, que tem como participação de professores, profissionais, pesquisadores e estudantes de ciências geográficas de todas as Américas e Caribe.

Santo Domingo, com suas costas caribenhas, representa um cenário ideal para se reencontrar pessoalmente. Visitar as Antilhas é importante para entender sua geografia e, portanto, as possibilidades de desenvolvimento. Fonte: https://egalc.com/

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente