O professor Diego Tabosa, do curso de Serviço Social, vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos integrantes da nova gestão (2017/2018) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Ele foi eleito como docente suplente da Regional Leste, que abrange os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A eleição aconteceu durante a assembleia da entidade, paralela ao XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – Enpess, em novembro último, na cidade de Ribeirão Preto/SP. O evento foi marcado por mesas temáticas, colóquios de grupos temáticos de pesquisa e apresentação de trabalhos científicos. Foi realizado simultaneamente o Fórum dos Editores das Revistas de Serviço Social, com debate sobre as políticas de editoração e outros assuntos relevantes para os periódicos da área.

O professor Diego Tabosa destaca que a sua eleição para a nova gestão da ABPESS significa também o reconhecimento ao curso de Serviço Social da Unimontes, possibilitando a projeção nacional à Universidade. “O fato representa o reconhecimento da Unimontes em âmbito nacional em relação ao curso de Serviço Social”, afirma o professor, ressaltando que a Regional Leste conta com professores dos cursos de Serviço Social de grandes universidades brasileiras como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

FORTALECIMENTO

Ele salienta que a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social defende o fortalecimento e a melhoria da formação na área. “Dentro das propostas da entidade, vamos trabalhar em busca da melhoria da qualidade dos cursos de graduação em nossa área”, enfatiza o professor da Unimontes.

A importância da eleição de um representante da Unimontes para a diretoria da Abepss é enaltecida pela professora Geusiani Pereira Silva, coordenadora do curso de Serviço Social. “A participação da Universidade na direção da ABEPSS representa o compromisso dos docentes do Curso de Serviço Social com uma formação profissional pública, presencial, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, opina.

Ela lembra que “são inúmeros os desafios postos às unidades de formação acadêmica no contexto de redução de verbas destinadas às políticas públicas”. Entretanto, “com o apoio da Reitoria e movidos pelo comprometimento ético e político que nos implica, seguimos em frente. Afinal, “quem é de luta, resiste!”, comenta.