Nesta quinta-feira (31/8), às 19 horas, o professor François Sauvagnat (foto), da Universidade de Rennes 2 (França), visita a cidade para ministrar a conferência “Juventude e Violência”, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros. O evento é uma realização do grupo de pesquisa “Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas”, da linha de pesquisas “Psicanálise, Estudos Teóricos e Clínicos”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A vinda do professor francês a Montes Claros foi viabilizada a partir de parceria com o Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (Psilacs), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por intermédio da professora Andrea Guerra. Conta com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia (Anppep) e da Amams.

Uma das responsáveis pela organização da conferência, a professora Aparecida Rosângela Silveira, do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Unimontes, informa que o evento é multidisciplinar, mas voltado prioritariamente para profissionais da saúde e da assistência social. Os interessados devem se inscrever pelo email: psicologiaunimontes@gmail.com.

Na sexta-feira (1º/9), também no auditório da Amams, o professor François Sauvagnat realizará duas intervenções na cidade, a fim de discutir casos de jovens e adolescentes envolvidos em situações de violência atendidos pela rede de saúde pública. Ás 10 horas, se reunirá com profissionais da área de saúde mental. Ás 14 horas, o encontro será com profissionais da assistência social. “Serão discutidos casos de difícil solução”, explica Rosângela Silveira.

O professor François Sauvagnat realiza visita ao Brasil dentro do Programa “Cátedras Internacionais”, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares e do Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (Psilacs), da UFMG, e com apoio da Embaixada Francesa. Durante a permanência no país, ele já participou do Congresso Internacional Psicanálise, Direito e Criminologia, em Belo Horizonte.

A professora Rosângela Silveira destaca que conferência reforça as atividades da Unimontes na área de Psicologia. Ela lembra que a Universidade Estadual de Montes Claros ofereceu o Mestrado Interinstitucional em Teoria Psicanalítica, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é preparado o doutorado interinstitucional na mesma área, em nova parceria com a UFRJ.

Conferência “Juventude e Violência”
Professor François Sauvagnat (Universidade de Rennes 2)
Quando: quinta-feira (31/8)
Onde: auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams)
Inscrições e informações: e-mail psicologiaunimontes@gmail.com

Nesta quinta-feira (31/8), às 19 horas, o professor François Sauvagnat, da Universidade de Rennes 2 (França), visita a cidade para ministrar a conferência “Juventude e Violência”, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros. O evento é uma realização do grupo de pesquisa “Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas”, da linha de pesquisas “Psicanálise, Estudos Teóricos e Clínicos”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Conferência “Juventude e Violência”
Professor François Sauvagnat (Universidade de Rennes 2)
Quando: quinta-feira (31/8)
Onde: auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams)