O professor Wellington Danilo Soares, do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será um dos palestrantes convidados para o 30º Congresso Internacional de Saúde Pública e Nutrição, que será promovido em Londres (Grã-Bretanha), no período de 26 a 28 de fevereiro de 2018. No evento britânico, ele apresentará o resultado de estudo que desenvolveu sobre o consumo de álcool entre os universitários.

O congresso terá como tema central “Os Entraves à Exploração dos Desafios da Saúde Pública no Mundo Globalizado” e reunirá conferencistas de vários países. Um dos principais objetivos é divulgação de pesquisas e trabalhos científicos que têm contribuído para a melhoria saúde pública mundial.

“Álcool como Mediador Social entre os Estudantes Universitários” é título do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo professor Wellington Danilo e que será apresentado no congresso na Inglaterra. Ele realizou uma triagem,durante três anos, com avaliação de cerca de 4 mil estudantes de diversos cursos superiores sobre o consumo alcoólico.

O pesquisador lembra que o estudo motivou a elaboração de oito artigos divulgados em publicações científicas, o que resultou no convite para a apresentação no congresso em Londres. Ele destaca que, a partir da pesquisa, foi apurada uma série de questões relacionadas aos impactos do consumo de bebidas alcoólicas entre os universitários.

Uma das conclusões diz respeito ao crescente consumo de álcool entre as mulheres, com diversas consequências negativas para a saúde. Também foi constatado que as pessoas estão começando a ingerir bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. “Este aspecto é importante de ser observado, pois pesquisas mostram que os adolescentes que consomem álcool antes dos 18 anos de idade têm grandes probabilidades de se tornarem alcoólatras na vida adulta”, afirma o professor da Unimontes.