O professor Hercílio Martelli Júnior, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebeu menção honrosa no “Prêmio Capes de Tese 2019”, o mais importante reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes), às teses defendidas na pós-graduação brasileira.
A tese premiada teve como temática a avaliação dos aspectos genéticos das fissuras orais não-sindrômicas na população brasileira. O estudo foi desenvolvido e defendido pelo doutor Renato Assis Machado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O professor Hercílio Martelli Júnior foi o co-orientador da tese premiada enquanto o professor Ricardo Della Coletta foi o orientador.
Na realização do estudo, “Suscetibilidade de variantes genéticas e interações gene-gene e gene-fatores ambientais na etiologia das fissuras orais não-sindrômicas na população brasileira”, foram usados os resultados de quatro artigos científicos específicos. Ele revela potenciais marcadores genéticos associados às fissuras orais não-sindrômicas na população brasileira e reforçam a importância de considerar interações genéticas na patogênese desta malformação congênita.
O autor Renato Assis Machado realizou o mestrado e doutorado na linha de pesquisa sobre fissuras orais em populações brasileiras. De acordo com o professor Hercílio Martelli Júnior, “estudos envolvendo esta importante condição, com expressiva incidência e prevalência na população mundial tem sido desenvolvido pelo grupo de pesquisa”.
O professor da Unimontes lembra as investigações envolvendo anomalias craniofaciais vem sendo desenvolvidas desde 2004. “Neste período, mais de 100 apresentações de trabalhos em congressos e 60 artigos científicos já foram gerados. Além de mais de 30 orientações de iniciação científica, mestrado, doutorado e supervisões de pós-doutorado. Também se destacam as premiações e menções honrosas nacionais e internacionais, além de patente gerada”, destaca Martelli Júnior.