O professor Cledinaldo Aparecido Dias, do Departamento de Ciências da Administração e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participou de uma visita técnica internacional à comunidade de Valência, na Espanha; e a empreendimentos ligados à economia da cultura e economia criativa da região metropolitana de Lisboa (Portugal).  A visita ocorreu entre os dias 6 e 12 de outubro passado.

A iniciativa foi realizada como atividade do projeto da “rede cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas públicas”, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O professor Cledinaldo Dias é membro/pesquisador do projeto. A Unimontes conta com o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Políticas Públicas, coordenado pelo professor Pablo Peron.

 A comitiva brasileira que viajou à Espanha e a Portugal contou com a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de São João del-Rei (FSJ), d Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP) e  da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG). 

Durante as atividades o professor Cledinaldo Dias participou do IX Seminários Internacionais de Administração Pública (IX Sinap). Ele foi um dos integrantes da mesa redonda “Políticas Públicas, Economia Criativa e Territórios Criativos: Perspectivas da Espanha e Brasil”.

Foto: divulgação.

Na oportunidade, apresentou os primeiros resultados dos projetos de pesquisa que vem desenvolvendo sobre a Economia Criativa e Economia da Cultura no Norte de Minas Gerais. O evento foi realizado na Universidade de Valência, nos dias 7 e 8 de outubro, em coorganização como anfitrião o professor doutor Gonzalo Pardo-Beneyto. Além da participação no IX Sinap, foram realizadas duas visitas técnicas.

Ainda em Valência, Cidade Criativa da UNESCO, na categoria Design, a equipe visitou a Fundació del Disseny de la Comunitat Valenciana, uma entidade privada, sem fins lucrativos e de interesse público, voltada para o incentivo e promoção do design, com vistas a incentivar instituições, indústria e empresas de diferentes setores a incorporar o design em suas estratégias. A entidade realiza um trabalho de posicionamento, divulgação, promoção e celebração do design como legado da Capital Mundial do Design.

Em Manises, Cidade Criativa na categoria de Artesanato e Artes Folclóricas, os participantes da Visita Técnica Internacional tiveram a oportunidade conhecer os aspectos que ajudaram a classificar a cidade. Também visitaram o Museo de Cerámica de Manises, um importante espaço de valorização da cultura local e, principalmente, da cerâmica, ferramentas e utensílios utilizados nos processos de fabrico e decoração de cerâmica datados dos séculos XIV ao XX.

No período de 9 a 11 de outubro, as atividades foram realizadas em Portugal, onde a equipe foi recebida pela gestora de Projetos do Departamento Municipal de Economia e Inovação da Câmara de Lisboa, Susy Silva. As atividades em Lisboa incluíram uma entrevista com o gestor do projeto “Fábrica de Unicórnios”, do Hub Criativo do Beato, um importante investimento dedicado ao empreendedorismo local com vistas a posicionar Lisboa no panorama das cidades empreendedoras, tecnológicas, criativas e sustentáveis.

Também foi realizada visita à antiga fábrica têxtil, do ano de 1846, que hoje abriga à LX Factory Lisboa, um empreendimento criativo que integra uma variedade de lojas, restaurantes, livrarias e outros diferentes tipos de entretenimento. O espaço tem atraído turistas e locais para desfrutar da sua gastronomia, fazer compras e acompanhar diversos eventos que acontecem nessa antiga fábrica.

A passagem pelo Mercado da Ribeira permitiu a identificação da riqueza cultural e gastronômica da cidade de Lisboa. O espaço conta com uma variedade de restaurantes, bares, cafés e pastelarias, além das dezenas de barracas de frutas, vegetais, peixes e carnes.

Em visita ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa a comitiva de brasileiros teve a oportunidade de discutir com pesquisadores intercambistas que vem desenvolvendo atividades de investigação em pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Portugal. 

O objetivo da visita técnica internacional está alinhado ao objetivo da Cátedra UNESCO CEPP, que consiste em ser um Centro de Excelência em Rede, por meio da promoção de um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre Economia Criativa e Políticas Públicas, congregando e difundindo esses conhecimentos em nível internacional, bem como seus efeitos e impactos no desenvolvimento local e regional.

Para saber mais, conheça a Cátedra UNESCO no site catedraunesco.org.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro