Professor do Departamento de Ciência da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Pablo Peron de Paula, participou do III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio: reflexões acerca da cultura, criatividade e sustentabilidade. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTurPatri) da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a empresa júnior Completur e o Departamento de Turismo (Detur) da UFOP. As atividades ocorreram entre os dias 12 e 14 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto, região central de Minas Gerais. 

Desafios e Oportunidades

No segundo dia do Seminário Internacional, o docente da Unimontes ministrou palestra sobre “Desafios e Oportunidades na Gestão de Empreendimentos Criativos no Contexto Contemporâneo: perspectivas da região Norte de Minas Gerais”. Ele apresentou os resultados do projeto de pesquisa “Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvido pela Unimontes, em parceria com a cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas (UNESCO Chair in Creative Economy and Public Policy), que “têm contribuído para o delineamento de políticas públicas e para o desenvolvimento territorial nas cidades que estão participantes do projeto”.

Temáticas

Com o objetivo de discutir temáticas do patrimônio, do turismo, da cultura, da criatividade e da sustentabilidade diante dos desafios impostos pela contemporaneidade, o III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio, concebido para refletir sobre a preservação patrimonial e ambiental com foco no fomento à atividade turística, foi norteado por teorias decoloniais. Sob essa ótica, turismo e patrimônio se apresentam como caminhos para viabilizar o intercâmbio cultural, fortalecer narrativas múltiplas e inclusivas, incentivar ações sustentáveis, estimular a autogestão comunitária, valorizar a criatividade e gerar alternativas econômicas para territórios historicamente apropriados pelos interesses do grande capital.

A programação incluiu mesas-redondas, debates e apresentações científicas organizadas em Grupos de Trabalho, além de atividades socioculturais voltadas à integração dos participantes.

Pablo Peron

O professor Pablo Peron de Paula desenvolve pesquisas nas linhas de Sistemas de Gestão e Economia Criativa, com especial interesse em Modelagem de Sistemas de Gestão. Ele é doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, pós-graduação em Logística Empresarial pela Faculdade Machado Sobrinho e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Unimontes e do Grupo de Pesquisa Sociedados da UnB, Pablo Peron atualmente coordena o projeto Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais, financiado pela Fapemig, além de atuar no Laboratório de Economia Criativa no projeto Circuito do Conhecimento e no Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (LICA), ambos da Unimontes.

Relacionadas

Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje
“Eles com Elas pela Vida” – Entrega de kits da corrida realizada pelo hospital da Unimontes é amanhã
 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Hospital da Unimontes reúne profissionais da saúde e acadêmicos em palestra no âmbito do Setembro Amarelo
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar