Professor do Departamento de Ciência da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Pablo Peron de Paula, participou do III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio: reflexões acerca da cultura, criatividade e sustentabilidade. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTurPatri) da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a empresa júnior Completur e o Departamento de Turismo (Detur) da UFOP. As atividades ocorreram entre os dias 12 e 14 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto, região central de Minas Gerais.
Desafios e Oportunidades
No segundo dia do Seminário Internacional, o docente da Unimontes ministrou palestra sobre “Desafios e Oportunidades na Gestão de Empreendimentos Criativos no Contexto Contemporâneo: perspectivas da região Norte de Minas Gerais”. Ele apresentou os resultados do projeto de pesquisa “Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvido pela Unimontes, em parceria com a cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas (UNESCO Chair in Creative Economy and Public Policy), que “têm contribuído para o delineamento de políticas públicas e para o desenvolvimento territorial nas cidades que estão participantes do projeto”.
Temáticas
Com o objetivo de discutir temáticas do patrimônio, do turismo, da cultura, da criatividade e da sustentabilidade diante dos desafios impostos pela contemporaneidade, o III Seminário Internacional de Turismo e Patrimônio, concebido para refletir sobre a preservação patrimonial e ambiental com foco no fomento à atividade turística, foi norteado por teorias decoloniais. Sob essa ótica, turismo e patrimônio se apresentam como caminhos para viabilizar o intercâmbio cultural, fortalecer narrativas múltiplas e inclusivas, incentivar ações sustentáveis, estimular a autogestão comunitária, valorizar a criatividade e gerar alternativas econômicas para territórios historicamente apropriados pelos interesses do grande capital.
A programação incluiu mesas-redondas, debates e apresentações científicas organizadas em Grupos de Trabalho, além de atividades socioculturais voltadas à integração dos participantes.
Pablo Peron
O professor Pablo Peron de Paula desenvolve pesquisas nas linhas de Sistemas de Gestão e Economia Criativa, com especial interesse em Modelagem de Sistemas de Gestão. Ele é doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, pós-graduação em Logística Empresarial pela Faculdade Machado Sobrinho e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Unimontes e do Grupo de Pesquisa Sociedados da UnB, Pablo Peron atualmente coordena o projeto Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais, financiado pela Fapemig, além de atuar no Laboratório de Economia Criativa no projeto Circuito do Conhecimento e no Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (LICA), ambos da Unimontes.





