A história dos 100 anos de Montes Claros, comemorados em 1957, é resgatada em um livro, que será lançado nesta sexta-feira. O livro “Montes Claros: Memórias do Centenário” é de autoria do professor Rogério Othon Teixeira Alves, do departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros, juntamente com o professor Luciano Pereira da Silva, ex-docente da Unimontes e que, atualmente, atua no curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A obra é resultado de parceria entre a Unimontes, Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG – Moc) e Secretaria Municipal de Cultura, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq e o Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens).  A solenidade de lançamento está marcada para às 20 horas, na sede do IGH – Moc, no Corredor Cultural (rua Coronel Celestino), no Centro histórico de Montes Claros. 

Conforme o professor Rogério Othon, resultado de ampla pesquisa, a publicação apresenta a história e detalhes do Centenário de Montes Claros, comemorado em 1957 com uma série de festividades.   Na ocasião, foram inaugurados o Parque de Exposições João Alencar Athayde e Avenida Geraldo Athayde. A cidade recebeu a visita do então presidente da República Juscelino Kubitscheck. 

No ano em que Montes Claros completa 160 anos, o livro propõe uma provocação histórica que irá subsidiar uma tese de doutorado prevista para ser concluída no ano de 2019, informa o autor. 

“Nossa atenção foi atraída para esse momento singular das comemorações dos 100 anos de Montes Claros, em função da quantidade significativa de reportagens em jornais da época sobre o evento, principalmente, veículos de Montes Claros e do Rio de Janeiro. Foram muitos os registros jornalísticos sobre o centenário. Esse o fator foi primordial para se justificar uma releitura histórica sobre aquele período”, ressalta Rogério Othon. 

A obra tem por finalidade também preservar a memória histórica da cidade. Os autores reuniram diversas fontes de pesquisa na tentativa de resgatar mais informações. “Além de reunir dados históricos, destacamos no livro à participação do povo sertanejo na construção da cidade e a participação de Instituições bem como os aspectos políticos”, disse o professor. 

SOBRE OS AUTORES 

Rogério Othon Teixeira Alves

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes. Desenvolveu trabalhos acadêmicos ligados à história das práticas corporais, concluindo mestrado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é um dos coordenadores do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer e doutorando em Estudos do Lazer, da UFMG. 

Luciano Pereira da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ambos da UFMG. Desenvolve pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer e em história das práticas corporais. Organizou em conjunto com outros pesquisadores os livros (publicados pela Editora Unimontes): O foot-ball no sertão mineiro: a história do sportbretão nos Claros Montes das Gerais (2012); Futebol, história e imprensa em Montes Claros/MG: notas cronológicas (2011); Políticas e vivências de lazer na cidade (2010). É autor do livro Gestão Participativa no Programa Esporte e Lazer da Cidade (2017), em conjunto com a professora Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto (Editora UFMG). 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Montes Claros: Memórias do Centenário”

Autores: Professores Rogério Othon Teixeira Alves e Luciano Pereira da Silva

Data: sexta-feira (07)

Horário: 20 h

Local: Sede do IHGMC- Corredor Cultural – Centro Histórico de Montes Claros

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia