O professor Hercílio Martelli Júnior, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos autores de projeto de pesquisa aprovado em edital do Conselho Nacional do Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq).
O estudo, intitulado “Interação do Sistema Renina-Angiotensina com marcadores de inflamação e fibrose na progressão da Doença Renal Crônica”, será realizado em nível nacional com a participação de 31 pesquisadores de diversas instituições de Minas Gerais e de outros estados.
O edital sobre Doenças Crônicas foi lançado pelo CNPq com o objetivo de “apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação no tocante às doenças renais, mediante seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que contribuam de modo efetivo para o avanço do conhecimento, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira”. Visa também “o fortalecimento dos serviços de saúde à luz dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Por intermédio do edital, foram selecionadas 13 propostas em todo o País. Mestre e doutor em Estomatopatologia, o professor Hercílio Martelli Júnior é também pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes e integra a equipe técnica do projeto de pesquisa coordenado pela professora/doutora Ana Cristina Simões e Silva, titular da área de nefro pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto se propõe a estudar durante 24 meses os diversos aspectos moleculares de doenças renais incomuns e suas diferentes manifestações locais e sistêmicas.