“Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo Práticas Inovadoras”. Este é o tema do IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (Conere), que será realizado juntamente com o I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência (s) da (s) Religião (ões), a partir da próxima quinta-feira (19/10), em Natal, Rio Grande do Norte. Por intermédio do curso de Ciências da Religião, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das apoiadoras do evento.

O professor Heiberle Hirsgberg Horácio integra a comissão científica do evento. Ele é coordenador do curso de Ciências da Religião da Unimontes e, no evento no Rio Grande do Norte, coordenará o Grupo de Trabalho “Culturas e Religiosidades Indígenas”, com apresentação de trabalhos durante o Congresso. O trabalho é intitulado “Notas sobre a Dinâmica da religiosidade do povo indígena Xakriabá”.

A programação do IX Conere será realizada na sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com palestras, mesas redondas e exibição de trabalhos científicos. Os organizadores destacam que, “nas últimas duas décadas, o ensino religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira”.

Confira

O professor Heiberle Horácio destaca a importância dos temas em discussão do Congresso na Capital do Rio Grande do Norte e ressalta a relevância de debater a questão do ensino religioso confessional. “Sou contrário ao ensino religioso confessional porque defendo um ensino religioso científico, não proselitista, que respeite os não religiosos, a diversidade e a pluralidade religiosa, e que ensine sobre as diferentes tradições religiosas e seus elementos constituintes”, afirma ele.

“O curso de Ciências da Religião da Unimontes objetiva o conhecimento do fenômeno religioso por distintas perspectivas, como a perspectiva filosófica, antropológica, sociológica, psicológica e histórica, entre outras”, acentua o professor Heiberle.

AVANÇOS – O coordenador ressalta também os avanços do Curso de Ciências da Religião da Unimontes. Ele assinala que a graduação alcançou nota máxima na última avaliação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG). Um fator responsável pela boa avaliação é a qualificação do curso docente, pois os professores têm o título de doutor. Além disso, o número de acadêmicos do curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros triplicou neste ano, somando quatro turmas.

A graduação conta com 49 alunos bolsistas no Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET-CRE), coordenado pela professora ngela Cristina Borges; e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica em Ciências da Religião – Pibid-CRE, coordenado pelo próprio professor Heiberle e pela professora Shirlene dos Passos.