Pesquisador de universidade norte-mineira tem mais de 360 artigos publicados

O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi nomeado para integrar o Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação foi efetivada por meio da portaria 1828/2024, assinada pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de junho.

O professor Hercílio Martelli Júnior, que faz parte do Departamento de Odontologia e do Programa Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Ciências da Saúde da Unimontes, foi nomeado para o Comitê de Assessoramento da Coordenação dos Programas de Pesquisa em Ciências da Saúde – COSAU, dos Pesquisadores em Produtividade Científica (CA-PQ) do CNPq.

O professor Hercílio Martelli Júnior – Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enalteceu a escolha do docente e pesquisador da instituição para o exercício da importante função no CNPq. “A nomeação do professor Hercílio Martelli Júnior para integrar o comitê de assessoramento do CNPq, além do reconhecimento à competência de um exímio docente e pesquisador, é uma conquista histórica para a nossa universidade. Ao ocupar um cargo de destaque no meio científico brasileiro, o professor Hercílio demonstra também o potencial e a elevada capacidade de todos os pesquisadores da Unimontes e de toda a região norte-mineira”, afirmou o reitor.

O professor Hercílio Martelli Júnior afirma que recebeu a nomeação com surpresa e ressaltou a importância do fato. “Para mim, essa nomeação significa muita honra, alegria e responsabilidade”, disse. Ele já exerceu diversas funções na gestão da universidade, incluindo o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação.

Ele agradeceu o apoio de outros pesquisadores e da gestão superior da Unimontes. “Em momentos como este, sempre é importante renovarmos nossos agradecimentos a todos os colegas pesquisadores em produtividade em pesquisa do CNPq, às autoridades constituídas nos diferentes níveis de atuação, à Reitoria da Unimontes e gestores que apoiaram a indicação do meu nome para esta missão. Também agradeço a todos os colegas professores, alunos e colaboradores que partilham da labuta diária das nossas atividades”, declarou o novo integrante do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Ele destacou ainda a importância do acontecimento para a Universidade Estadual de Montes Claros. “Acredito que esta nomeação é fruto de um trabalho coletivo e concreto, por conta de cada ‘tijolinho’ que, diariamente, é colocado na construção do edifício do conhecimento. Este trabalho se associa ao Departamento de Odontologia, ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), aos Programas de Pós-graduação em Saúde (Ciências da Saúde e Cuidado Primário em Saúde) e a todos os demais ambientes da universidade. Sem dúvidas, este trabalho não se dissocia dos gestores que buscam fazer o melhor para uma instituição melhor e com indicadores de crescimento e qualidade maiores”, conclui o professor Hercílio Martelli Júnior.

Currículo do Professor Hercílio Martelli Júnior

O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, graduado em Odontologia pela Universidade de Alfenas, possui especialização, mestrado e doutorado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele tem mais de 360 artigos científicos publicados e recebeu mais de 68 menções honrosas e premiações nacionais e internacionais por seus trabalhos científicos. Por duas vezes, exerceu o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes. Foi diretor adjunto de Ciências da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na qual foi coordenador da Câmara das Ciências da Saúde por duas vezes, além de ser assessor da Área Interdisciplinar (Biológicas e Saúde) da CAPES. Martelli Júnior formou mais de 100 estudantes nos níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia