Pesquisador de universidade norte-mineira tem mais de 360 artigos publicados

O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi nomeado para integrar o Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação foi efetivada por meio da portaria 1828/2024, assinada pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de junho.

O professor Hercílio Martelli Júnior, que faz parte do Departamento de Odontologia e do Programa Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Ciências da Saúde da Unimontes, foi nomeado para o Comitê de Assessoramento da Coordenação dos Programas de Pesquisa em Ciências da Saúde – COSAU, dos Pesquisadores em Produtividade Científica (CA-PQ) do CNPq.

O professor Hercílio Martelli Júnior – Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enalteceu a escolha do docente e pesquisador da instituição para o exercício da importante função no CNPq. “A nomeação do professor Hercílio Martelli Júnior para integrar o comitê de assessoramento do CNPq, além do reconhecimento à competência de um exímio docente e pesquisador, é uma conquista histórica para a nossa universidade. Ao ocupar um cargo de destaque no meio científico brasileiro, o professor Hercílio demonstra também o potencial e a elevada capacidade de todos os pesquisadores da Unimontes e de toda a região norte-mineira”, afirmou o reitor.

O professor Hercílio Martelli Júnior afirma que recebeu a nomeação com surpresa e ressaltou a importância do fato. “Para mim, essa nomeação significa muita honra, alegria e responsabilidade”, disse. Ele já exerceu diversas funções na gestão da universidade, incluindo o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação.

Ele agradeceu o apoio de outros pesquisadores e da gestão superior da Unimontes. “Em momentos como este, sempre é importante renovarmos nossos agradecimentos a todos os colegas pesquisadores em produtividade em pesquisa do CNPq, às autoridades constituídas nos diferentes níveis de atuação, à Reitoria da Unimontes e gestores que apoiaram a indicação do meu nome para esta missão. Também agradeço a todos os colegas professores, alunos e colaboradores que partilham da labuta diária das nossas atividades”, declarou o novo integrante do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Ele destacou ainda a importância do acontecimento para a Universidade Estadual de Montes Claros. “Acredito que esta nomeação é fruto de um trabalho coletivo e concreto, por conta de cada ‘tijolinho’ que, diariamente, é colocado na construção do edifício do conhecimento. Este trabalho se associa ao Departamento de Odontologia, ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), aos Programas de Pós-graduação em Saúde (Ciências da Saúde e Cuidado Primário em Saúde) e a todos os demais ambientes da universidade. Sem dúvidas, este trabalho não se dissocia dos gestores que buscam fazer o melhor para uma instituição melhor e com indicadores de crescimento e qualidade maiores”, conclui o professor Hercílio Martelli Júnior.

Currículo do Professor Hercílio Martelli Júnior

O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, graduado em Odontologia pela Universidade de Alfenas, possui especialização, mestrado e doutorado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele tem mais de 360 artigos científicos publicados e recebeu mais de 68 menções honrosas e premiações nacionais e internacionais por seus trabalhos científicos. Por duas vezes, exerceu o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes. Foi diretor adjunto de Ciências da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na qual foi coordenador da Câmara das Ciências da Saúde por duas vezes, além de ser assessor da Área Interdisciplinar (Biológicas e Saúde) da CAPES. Martelli Júnior formou mais de 100 estudantes nos níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo