André Sena faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

O professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi incluído no ranqueamento dos cientistas mais influentes do mundo, produzido na Universidade Stanford (Estados Unidos). A lista foi publicado pela Elsevier, a maior editora científica do mundo.

O levantamento é elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis juntamente com pesquisadores da Universidade Stanford e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação.
“Me sinto muito feliz com a inclusão no ranking dos cientistas mais influentes do mundo. Mas, estou consciente de que isso é fruto de um trabalho em grupo e que ainda temos muito a fazer”, afirma o professor e pesquisador da Unimontes.

Professor Dr. André Luiz Sena Guimarães. Foto: divulgação.

Com curso de pós-doutorado em Biologia Celular concluído na University of Western Ontario (Canadá), André Luiz Sena Guimarães atua como docente e pesquisador no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde (PPCS) da Unimontes. Ele ingressou na instituição em 2006, sendo vinculado ao Departamento de Odontologia.

O professor e pesquisador ressalta que a conquista resulta também dos investimentos na pesquisa e no fortalecimento da pós-graduação Stricto Sensu na Unimontes. Ele lembra que, nos últimos anos, houve uma melhoria significativa na avaliação dos programas de pós-graduação da instituição por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

André Sena salienta que a sua inclusão no ranking internacional de cientistas mais influentes é um ponto positivo para todos os professores, pesquisadores acadêmicos dos programas de pós-graduação da Unimontes, especialmente, da área das ciências da saúde. “O PPGCS é um programa de excelência. As suas produções alcançam notas elevadas nas avaliações da Capes. Acredito que em breve, a nota do PPGCS vai aumentar mais ainda”, afirma.

O pesquisador recorda da sua trajetória na Universidade Estadual de Montes Claros, onde ingressou em 2006. “Na Unimontes, tive os maiores desafios e oportunidades da minha vida. Atuo em diversos ramos pois estou em um programa interdisciplinar. Inicialmente o foco era o câncer de boca, atualmente estou dedicando ao gerenciamento do envelhecimento por meio da Harmonização Orofacial”, relata.

Pesquisa é demonstra retorno para sociedade, destaca reitor

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, parabenizou o professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães pela inclusão na lista dos cientistas mais influenciadores do mundo e destacou que o fato é de grande relevância para toda a universidade e para a comunidade acadêmica.

O professor Wagner Santiago destaca que uma das funções da Universidade é fazer com que o investimento público seja transformado em benefícios para a sociedade. “A pesquisa é uma das formas de proporcionar esse retorno para a comunidade. E o excelente desempenho do professor André Sena Guimarães e de nossos demais pesquisadores demonstra esse retorno”, assegura o reitor.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +