André Sena faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

O professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi incluído no ranqueamento dos cientistas mais influentes do mundo, produzido na Universidade Stanford (Estados Unidos). A lista foi publicado pela Elsevier, a maior editora científica do mundo.

O levantamento é elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis juntamente com pesquisadores da Universidade Stanford e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação.
“Me sinto muito feliz com a inclusão no ranking dos cientistas mais influentes do mundo. Mas, estou consciente de que isso é fruto de um trabalho em grupo e que ainda temos muito a fazer”, afirma o professor e pesquisador da Unimontes.

Professor Dr. André Luiz Sena Guimarães. Foto: divulgação.

Com curso de pós-doutorado em Biologia Celular concluído na University of Western Ontario (Canadá), André Luiz Sena Guimarães atua como docente e pesquisador no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde (PPCS) da Unimontes. Ele ingressou na instituição em 2006, sendo vinculado ao Departamento de Odontologia.

O professor e pesquisador ressalta que a conquista resulta também dos investimentos na pesquisa e no fortalecimento da pós-graduação Stricto Sensu na Unimontes. Ele lembra que, nos últimos anos, houve uma melhoria significativa na avaliação dos programas de pós-graduação da instituição por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

André Sena salienta que a sua inclusão no ranking internacional de cientistas mais influentes é um ponto positivo para todos os professores, pesquisadores acadêmicos dos programas de pós-graduação da Unimontes, especialmente, da área das ciências da saúde. “O PPGCS é um programa de excelência. As suas produções alcançam notas elevadas nas avaliações da Capes. Acredito que em breve, a nota do PPGCS vai aumentar mais ainda”, afirma.

O pesquisador recorda da sua trajetória na Universidade Estadual de Montes Claros, onde ingressou em 2006. “Na Unimontes, tive os maiores desafios e oportunidades da minha vida. Atuo em diversos ramos pois estou em um programa interdisciplinar. Inicialmente o foco era o câncer de boca, atualmente estou dedicando ao gerenciamento do envelhecimento por meio da Harmonização Orofacial”, relata.

Pesquisa é demonstra retorno para sociedade, destaca reitor

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, parabenizou o professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães pela inclusão na lista dos cientistas mais influenciadores do mundo e destacou que o fato é de grande relevância para toda a universidade e para a comunidade acadêmica.

O professor Wagner Santiago destaca que uma das funções da Universidade é fazer com que o investimento público seja transformado em benefícios para a sociedade. “A pesquisa é uma das formas de proporcionar esse retorno para a comunidade. E o excelente desempenho do professor André Sena Guimarães e de nossos demais pesquisadores demonstra esse retorno”, assegura o reitor.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial