O professor Carlos Renato Theóphilo, do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros, é o mais novo integrante da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). O convite foi formulado pela presidente da entidade, Maria Clara Cavalcanti Bugarim, e a posse acontecerá na segunda quinzena deste mês ou em agosto, quando também será definida a cadeira que ele irá ocupar.

A justificativa para a escolha atende ao propósito da nova gestão de “prestigiar a massa crítica no universo contábil, dinamizando o pensamento científico e valorizando a produção científica”, segundo a presidente da Abracicon.

O novo acadêmico se disse orgulhoso em participar do seleto grupo da Abracicon e salientou que “o mais importante é poder representar, na Academia, a Unimontes e, particularmente, nosso curso de Ciências Contábeis”.

O professor Carlos Renato Theóphilo é egresso da Unimontes, onde se graduou em 1989, em Ciências Contábeis. Possui, também, os títulos de mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Na Unimontes, está vinculado ao departamento de Ciências Contábeis desde 1990 e ao Mestrado em Desenvolvimento Social (2005).

Theóphilo é também autor de dois livros e participa dos conselhos editoriais de várias publicações científicas da área no País. É ainda integrante da Academia Mineira de Ciências Contábeis.