O professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, vinculado ao Departamento de Geociências e aos programas de pós-graduação em Geografia (PPGeo) e em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é autor de capítulo integrante da coletânea “América Latina: paradigmas, procesos y desafíos en un contexto de cambios (hiper)acelerados”. A publicação, que pode ser acessada no link https://doi.org/10.21138/al.2025.lc, é organizada pela Associação Espanhola de Geografia da Espanha (AGE), sob coordenação dos professores Juan Ignacio Plaza Gutiérrez, Irene Sánchez Ondoño e Jesús Moreno Arriba.

Conflitos e resistências

Com o título “Territórios camponeses, quilombolas e indígenas no Semiárido de Minas Gerais – Brasil: entre conflitos e resistências”, o texto, primeiro, foi apresentado no XI Congresso Internacional de Geografia de América Latina, realizado em janeiro de 2025 na Universidade de Salamanca, Espanha, e que abordou o tema “América Latina: paradigmas, procesos y desafíos en un contexto de cambios (hiper)acelerados”. O evento teve organização da AGE, do Grupo de Trabalho de Geografia América Latina e do Departamento de Geografia da Universidade de Salamanca.

Investigações do NEPRA

O capítulo de Gustavo Cepolini sintetiza investigações do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA) da Unimontes, construídas nos últimos anos e que analisam as representatividades, os conflitos e as alternativas territoriais encontradas pelos povos campesinos e tradicionais para enfrentar o avanço do agronegócio, da mineração e demais estratégias do capital sob a égide da modernização no semiárido mineiro.

“Assim, mapeamos esses processos territoriais tendo como recorte o semiárido mineiro, cuja definição de 2024 contém 217 municípios”, explica o autor. Ele reitera ainda que o artigo está atrelado à elaboração de outros materiais como o Atlas das Comunidades Quilombolas do Semiárido Mineiro, que deve ser publicado nos próximos meses sob organização do docente e dos bolsistas vinculados ao NEPRA Unimontes.

Professor Gustavo Henrique Cepolini

Relacionadas

Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes
Unimontes abre inscrições para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro
Museu da Unimontes apresenta Mostra Melhores Minutos 2024
Unimontes inaugura Restaurante Universitário no campus de Janaúba com alimentação saudável por apenas R$ 2,50
Inscrições abertas para III Encontro de Currículo e Formação de Professores, que tem apoio de Unimontes, UEMG e Fapemig