O professor Renato Sobral Monteiro Junior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizou, na última semana (15 a 21/09), ação de pesquisa com crianças e adolescentes na cidade de Salvador (BA). O objetivo foi investigar a relação entre cognição e prática da capoeira. A iniciativa decorre de trabalho desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE Capoeiragem) de Salvador, que faz parte da mais nova linha de atuação dele no PPGCS, sobre “Neurociência aplicada à Capoeira”.

Estímulos à criança

“A capoeira é uma arte/luta afro-brasileira, genuína do nosso povo, que surgiu da resistência dos escravizados à opressão colonial, há cerca de mais de 300 anos”, explica Renato Sobral ao pontuar tratar-se de “uma arte corporal riquíssima”. Mas que também envolve elementos cognitivos e sociais, pois a capoeira favorece “o raciocínio rápido, a tomada de decisão, a memória de trabalho, a interação com outras pessoas por meio da coletividade, a musicalidade e o conhecimento da história do povo brasileiro em sua essência”. Segundo ele, a capoeira, enfim, oferece estímulos fundamentais para o desenvolvimento de uma criança.

Alemanha

No último mês de abril, o professor da Unimontes e outros pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras publicaram artigo conjunto, sob o título “Capoeira and brain function: Hypotheses and perspectives from a systematic review”, que explora as funções cerebrais associadas à capoeira e que pode ser conferido no link https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1755296625000092

O texto científico foi apresentado entre os dias 20 e 30 de maio, na cidade de Neuss, Dusseldorf, Alemanha, onde, conforme o docente, despertou interesse das pessoas presentes no evento Capoeira and Brain Health e acabou por dar início à parceria com o Mestre de Capoeira Ricardo Carvalho, Mestre Balão, da escola CTE Capoeiragem.

Parceria que tem fortalecido o projeto de pesquisa “Parâmetros Neuropsicofisiológicos de Capoeiristas e Indivíduos não Praticantes de Exercício Físico – Projeto  Capoeira Aos Montes”, coordenado pelo professor Renato na Unimontes. 

Capoeira

Bolsista de produtividade CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com pós-doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estágio de curto prazo na Norwegian National Advisory Unit for Aging and Health (Oslo, Noruega); doutor em Medicina (Neurologia-Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (UGF) e em Recuperação Musculoesquelética (UniFOA) e graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira, em Juiz de Fora (MG), Renato Sobral também é capoeirista e, no âmbito das atividades acadêmicas desenvolvidas na Unimontes, ministra aulas de capoeira.

Fotos: Divulgação

Relacionadas

Feira de Arte da Agricultura Familiar e Artesano integra programação de Congresso Internacional da Unimontes
Montes Claros e Unimontes: berço do SUS
Saúde física e mental será debatida no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes
Pesquisa sobre a Síndrome de Burnout é aplicada junto a professores da Unimontes
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Modelagem Computacional e Sistemas
Unimontes terá mais de R$ 18 milhões em 73 projetos aprovados na Chamada Fapemig