Foi realizado,  nos dias 12 a 14 de julho,  em Ibirité,  na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Encontro de Capacitação para Avaliação Física e Cognitiva de Idosos que participarão do projeto “Aspectos Neuropsicofisiológicos, Moleculares e Físicos Associados ao Risco Funcional e de Demência Prodrômica em Idosos submetidos a diferentes Programas de Exercício Físico: Projeto MOVI-MENTE”. A atividade foi coordenada pelo  professor Renato Sobral Monteiro Junior, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da   Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tendo como sub coordenadora a professora Camila Bicalho, da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Ibirité. 

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da Chamada 09/2022, lançada com o objetivo de fortalecer e consolidar a pesquisa na UEMG e Unimontes, com participação de professores e pesquisadores das duas instituições. 

O professor Renato Sobral Monteiro Junior esteve à frente da coordenação do evento em Ibirité, com as presenças dos alunos do mestrado e do doutorado em Ciências da Saúde da Unimontes.  “Além de contribuir no avanço do científico sobre como o exercício pode melhorar a saúde da pessoa idosa e os efeitos no cérebro, o projeto oferecerá assistência aos participantes, por meio do acompanhamento multidisciplinar de educação física, psicóloga, fisioterapeuta, médica da família e enfermeira”, explica o professor Renato Sobral. 

Além da professora Camila Bicalho, a organização do encontro contou ainda a  contribuição dos professores Bruno Costa, Juliana Bohen e Camila Brandão, da unidade da UEMG/Divinópolis; e dos acadêmicos dos cursos de  graduação de Educação Física (Ibirité e Divinópolis) de  Fisioterapia (Divinópolis).

Conforme a coordenação, o evento foi  pioneiro, unindo e solidificando parcerias entre as universidades estaduais mineiras, além de promover a interação entre estudantes e professores. A capacitação proporcionou um espaço de aprendizado teórico e prático, em que os participantes puderam aprimorar suas habilidades na avaliação física e cognitiva de idosos, visando contribuir para um envelhecimento saudável e a prevenção de doenças neurodegenerativas.

O projeto MOVI-MENTE busca investigar os aspectos neuropsicofisiológicos, moleculares e físicos associados ao risco funcional e de demência prodrômica em idosos submetidos a diferentes programas de exercício físico.  A iniciativa financiada pela Fapemig visa o fortalecer o conhecimento científico na área, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população idosa. 

A expectativa é que, por meio desse trabalho conjunto, seja possível ampliar o conhecimento sobre o envelhecimento saudável e desenvolver estratégias eficazes de intervenção e prevenção de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento. 

“A UEMG Unidade Ibirité se orgulha de ter sediado o evento e de contribuir para o avanço da pesquisa científica e a formação de profissionais qualificados nessa área. A iniciativa dos professores demonstra o compromisso das universidades estaduais mineiras em promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade”, afirmou  a subcoordenadora do projeto, Camila Bicalho.

Fonte e fotos: Ascom UEMG

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo