Carlos Renato é egresso do curso de Ciências Contábeis da Unimontes e professor universitário desde 1990 (Léia Oliveira)
O professor e pesquisador Carlos Renato Theóphilo, do departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é o mais novo integrante da Academia Mineira de Ciências Contábeis. A solenidade de posse ocorrerá no próximo dia 9, às 16 horas, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), em Belo Horizonte.
“Sinto-me orgulhoso com a distinção, sentimento para o qual devemos estar sempre vigilantes”, salientou o professor-doutor. “Fico imensamente satisfeito por levar comigo o nome da nossa Unimontes”, acrescenta o acadêmico, egresso da Unimontes ainda no período da extinta Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec). É professor na instituição desde 1990.
Além das pesquisas e docência, Carlos Theóphilo, doutor em “Contabilidade e Controladoria” pela USP, tem atuação destacada em eventos científicos, editorias de revistas de âmbito nacional e em grupos de trabalhos do CRC-MG e CFC.
É um dos autores do livro “Pesquisa Operacional para Decisão em Contabilidade e Administração”, em parceria com o professor Luiz J. Corrar, lançado em 2004 pela Editora Atlas, e co-autor da obra “Metodologia da investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas”, em parceria com o professor Gilberto Andrade Martins, da Universidade de São Paulo, lançado em 2007, também pela Editora Atlas.
ORGULHO – A conquista foi enaltecida pelo chefe do departamento de Ciências Contábeis, Georgino Venerando Quintino Evangelista, enfatizando que “mais essa vitória é motivo de orgulho não só para os professores e alunos de contabilidade mas para toda a comunidade acadêmica da Unimontes”.
Ele destacou que Carlos Theóphilo foi o primeiro professor-doutor da referida área na Unimontes e um dos maiores incentivadores do curso de contabilidade da instituição, “além de fomentar as ações de pesquisas e de promover o intercâmbio de nossos alunos com os acadêmicos de contabilidade da Universidade de São Paulo, da qual também é professor”.