Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Rafael Antônio Gonçalves Lima está na cidade de Helsinque, capital da Finlândia, onde participa do Congresso Mundial IEEE de 2025 sobre Serviços (Services 2025). O evento começou na última segunda-feira (07/07) e segue até sábado (12/07).
O docente, que é coordenador de Sistema de Informações na Instituição de Ensino Superior (IES), apresentou o trabalho intitulado “Gerenciamento de Dados Distribuídos com tecnologia Blockchain para Saúde Inteligente: aprimorando a Integridade e a Auditabilidade em Ecosistemas de Borda-Névoa-Nuvem” – feito em coautoria com os professores Celina Aparecida Gonçalves Lima (Unimontes) e Douglas Dyllon Jerônimo de Macedo (Universidade Federal de Santa Catarina) –, em uma das seis conferências temáticas previstas na programação, que abrange todos os aspectos da computação de serviços e aplicações, atuais ou emergentes.
Trabalho
“O trabalho propõe uma arquitetura distribuída de gerenciamento de dados de saúde (como dados de sensores médicos e de imagens médicas) em um ambiente de saúde inteligente (smart health), utilizando tecnologias emergentes como blockchain (base das criptomoedas)”, explica Rafael Lima, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unimontes. Tudo para garantir auditoria e integridade dos registros de saúde eletrônicos.
Ele revela que o impacto desse trabalho científico “está relacionado a prover segurança ao gerenciamento de um ambiente cada vez mais conectado da saúde”. O que, segundo o docente da Unimontes, “promove o monitoramento contínuo dos pacientes a partir de dispositivos inteligentes (como sensores) e a integração dos diversos atores da área da saúde (como hospitais, clínicas, seguradoras, profissionais de saúde e os próprios pacientes)”.
Services 2025
Centrado em serviços de computação, o Services 2025 aborda sistemas e pesquisas de rede pertencentes à nuvem, borda e Internet das Coisas (IoT), além de tecnologias para computação inteligente, aprendizagem, Big Data e aplicativos de blockchain. São debatidas questões críticas como rede de conhecimento, alto desempenho, segurança, privacidade, confiabilidade, credibilidade e custo-benefício.
O Congresso também inclui simpósios e workshops que oferecem suporte a discussões aprofundadas sobre tópicos contemporâneos e complementam o programa Services 2025 com apresentações e painéis sobre o setor e aplicações.
Trata-se do único evento profissional de primeira linha para o campo da computação de serviços oferecido pelo IEEE, considerada a maior associação profissional do planeta que promove inovação e excelência tecnológica em benefício da humanidade. O objetivo é inspirar uma comunidade global a inovar em prol de um futuro melhor, por meio de publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais altamente citadas.
Fotos de Divulgação






