A Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais (ARCCO) realiza na próxima segunda-feira (4/12), em Belo Horizonte, evento dedicado ao “Dia Internacional de Combate à Corrupção”. O evento faz parte do Programa de Pesquisa em Finanças, Controle Governamental e Prevenção da Corrupção no Setor Público, iniciativa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). As atividades vão acontecer das 8h30 às 13h, no auditório da CGU, em Belo Horizonte.
O encontro contará com a participação do professor e pesquisador Felipe Fróes Couto, vinculado ao Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Também integrante da ARCCO, ele apresentará trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do combate à corrupção.
Desde março deste ano, o professor Felipe Froes Couto participa do Programa de Pesquisas e Debates Acadêmicos em Finanças, Controle Governamental e Prevenção da Corrupção no Setor Público, que envolve pesquisadores interessados em desenvolver trabalhos científicos direcionados à prevenção da corrupção. O programa tem como proposta fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas aplicadas, com ênfase no problema teórico e empírico de como criar e manter instituições, no âmbito estatal, capazes de planejar, executar e controlar recursos públicos com alta qualidade em termos de resultado e legitimidade.
”Ao longo de 2017 elaborei uma pesquisa que culminou em análise hermenêutica da ética nos negócios brasileiros a partir da análise da iniciativa pro -ética, promovida pelo Instituto Ethos e pela CGU. O Título do trabalho é “Uma Análise Crítica da Terceira Conferência da Lei Limpa”, que será publicado em um periódico especial constituído pela ESAF exclusivamente para promover as ações do programa. Nossa finalidade é colaborar com as pesquisas de combate á corrupção”, destaca o professor Felipe Fróes.
AMPLIAÇÃO DAS PESQUISAS
O professor Felipe Fróes Couto, além de elaborar pesquisas, incentiva a produção cientifica como forma de integrar a rede de pesquisadores envolvidos com o tema corrupção. Ele promove um amplo debate sobre a corrupção não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Em março de 2018, o pesquisador estará em Buenos Aires para participar do evento “Latin American and European Organization Studies Conference/2018”, considerado um dos maiores e mais importantes eventos de estudos organizacionais da da América Latina.
O Departamento de Administração da Unimontes se destaca na produção de pesquisas. Os docentes desenvolvem trabalhos relevantes nas áreas de administração pública e administração privada. A produção cientifica é impulsionada pela Iniciativa do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração, da Unimontes em parceria com a Universidade de Brasilia (UnB), e pelo Doutoramento de outros professores em instituições renomadas como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes. Os professores divulgaram trabalhos importantes em eventos, com publicações em periódicos nacionais e internacionais.