A História e Cultura do Brasil, com destaque para a abordagem do livro “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darcy Ribeiro, e filmes nacionais, estão entre os temas abordados pelo professor Elcio Lucas de Oliveira, da Unimontes, como docente visitante na Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha. Os trabalhos tiveram início na primeira quinzena de fevereiro e se estenderão até o final de março, com o apoio da Unimontes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A classe é formada por alunos espanhóis e duas estudantes inglesas, cujo acesso foi possível pelo projeto Erasmus (de educação e formação profissionais de nível superior). Segundo ele, a aplicação do livro “O Povo Brasileiro” está correlacionada a obra aos textos literários e outras manifestações artísticas “de nosso País”.

“Na área de Filologia Galega e Portuguesa, participamos também um ciclo de cinema brasileiro com filmes como “Como Era Gostoso meu Francês”, “O Povo Brasileiro” e “Macunaíma”. É uma experiência é muito rica”, disse o professor, que integra o departamento de Comunicação e Letras da Unimontes.

“A preparação para a disciplina História e Cultura Brasileira me fez retornar aos estudos efetuados durante minha graduação em Letras na Universidade de São Paulo, na qual estes aspectos históricos e culturais sempre foram bem abordados”, completou Elcio.

“São mesmo [temas] fundamentais para que possamos interpretar adequadamente a produção de textos teóricos e literários no Brasil, bem como outras manifestações artísticas e culturais, e, por que não dizer, discursos políticos. Estes que pretendem prescrever os caminhos que o Brasil tem a percorrer em sua relação de pensar o passado, fazer o presente e preparar o futuro”, descreve Elcio Lucas.

Darcy – O professor da Unimontes também ressalta a importância de abordar a obra de Darcy Ribeiro, um grande brasileiro nascido em Montes Claros. “Darcy Ribeiro não apenas foi, já que, apesar de falecido, continua a ser um dos intelectuais mais instigadores e influentes nas áreas antropológica, educacional, historiográfica e política (para ficarmos nestas), tanto no Brasil quanto na América Latina, desde meados do século XX”.

Ele lembra que no livro “O Povo Brasileiro”, Darcy apresenta sua utopia em relação a esse “povo novo”, e, no seu modo de pensar, capaz de contribuir com algo de valor substancial para a humanidade do presente e do futuro.

Música

Além de professor, Elcio Lucas também trabalha como músico e compositor. No próximo dia 25, fará apresentação no Teatro Juan de Enzina, em Salamanca, acompanhado pelo baixista português Hugo Milhanas Machado. Serão apresentadas canções de sua autoria em parceria com o maestro e violonista Waltel Branco, o artista plástico João Rodrigues e com o poeta Aroldo Pereira.

Também apresentará peças musicais compostas a partir de poemas do poeta português Vitorino Nemésio e do escritor espanhol Federico García Lorca, entremeando-as com três conhecidas canções da Música Popular Brasileira de autoria de Tom Jobim, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia