Um olhar diferenciado sobre a história e o cotidiano do município, a partir da didática aplicada no ensino superior e como incentivo à leitura junto à comunidade local e regional. Esta é a temática do livro “Tecendo os Lugares de Paracatu”, que será lançado pela Universidade Estadual de Montes Claros no dia 27 de abril, às 19h30, em solenidade no campus local. A obra foi produzida por acadêmicas do curso de Pedagogia, a partir de pesquisas associadas às atividades das disciplinas de “Estágio Supervisionado dos anos Iniciais do Ensino Fundamental” e de “Pesquisa Aplicada”.

A organização é das professoras Maria Verônica Fernandes de Carvalho e Maria Narduce da Silva. O lançamento acontecerá às 19h30, no campus da Unimontes em Paracatu, com a participação do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, do prefeito Olavo Condé, secretários municipais e professores e diretores das escolas públicas municipais e estaduais parceiras da Unimontes na realização dos estágios supervisionados.

Entre pesquisa, catalogação e produção de imagens, referenciais bibliográficos, metodologia, organização e publicação, o livro foi elaborado entre 2015 e 2016, com o envolvimento de 33 acadêmicas do 6º e do 7º períodos. São quatro capítulos: “Descobrindo Paracatu”, “Sons, Cheiros e Sabores: a Feira de Paracatu”, “Praça: Espaço de Lazer e de Convívio” e “Paisagens, Cores e Movimentos: o Mistério atrás dos Muros”. A acadêmica Dayse Magna Moura assina a apresentação do livro.

A professora Maria Verônica de Carvalho explica que, a partir do lançamento, o livro será encaminhado a seis escolas públicas (quatro municipais e duas estaduais) que são parceiras da Unimontes nas atividades relacionadas aos estágios curriculares. Sobre a metodologia, explica a professora, com critérios geográficos e históricos, a cidade foi dividida de acordo com as especificidades dos lugares. Em cada capítulo há uma série de proposições de atividades elaboradas pelas autoras para a interação dos alunos das séries iniciais com o conteúdo estudado.

“Definimos os temas e pesquisamos os dados para elaborar o livro seguindo o conteúdo dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) para as séries iniciais”. A leitura histórica remete a ícones da cultura de Paracatu, cidade de nome de origem tupi que significa “rio bom” e que atualmente conta com 84 mil habitantes, segundo estimativa mais recente do IBGE (2015).

Dentre os pontos destacados estão o milho e a cana de açúcar (plantio, colheitas, pratos e fonte de renda), a influência quilombolas nos festejos (São Benedito) e nas comunidades locais (como São Domingos), a colonização portuguesa, os aspectos naturais como as cachoeiras e a mineração do ouro e de pedras preciosas, os casarios barrocos datados do século XVIII, a igreja de Santo Antônio, a história de Firmina Santana (primeira nutricionista brasileira e que dá nome à principal praça da cidade), dentre outros.

Lançamento do livro: “Tecendo os Lugares de Paracatu”
Data: 27 de abril
Local: campus da Unimontes – Paracatu