A produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será apresentada na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 16 a 22 de julho, em Belo Horizonte. O evento apresenta anualmente um balanço das pesquisas científicas no País. O encontro da SBPC será realizado na sede da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que comemora 90 anos em 2017. 

O convite foi formulado ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, pela vice-reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, coordenadora geral da Reunião da SBPC 2017. O encontro terá como tema central “Inovação – Diversidade – Transformações”. Na programação constam conferências, mesas redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e apresentação de trabalhos em pôsteres.

“A Reunião da SBPC será uma grande oportunidade para que a Unimontes possa mostrar o que temos efeito na área de pesquisa e de inovação tecnológica”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, professor Virgílio Mesquita Gomes. “A Unimontes sente-se engrandecida com o convite da UFMG e da SBPC. Foi dada uma demonstração de que as outras instituições têm conhecimento da nossa atuação, do desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica em nossa universidade”, avalia o pró-reitor.

Pesquisa Uni2017

NÚMEROS – De fato, a Unimontes tem expressivos números na área da investigação científica, com 246 projetos de pesquisa em andamento, com 53 grupos de pesquisa e outras 197 linhas de pesquisa. A atuação é reforçada com o incentivo aos cursos de pós-graduação Stricto sensu, com 14 mestrados próprios e três doutorados institucionais. Somente em 2016, a pesquisa na Unimontes recebeu incentivos da ordem de R$ 4,2 milhões das agências de fomento, além de R$ 1,4 milhão em demandas endogovernamentais.

DIMENSíO

O professor Virgílio Mesquita Gomes enaltece a importância do evento da SBPC, entidade máxima que fomenta o crescimento da pesquisa científica e tecnológica no País. “A reunião anual da SBPC é um evento que mostra o desempenho de todas as pesquisas no Brasil, tanto na área básica – os estudos voltados para a solução de problemas –, como na área da inovação”, acentua. Ele lembra ainda que a reunião anual da SBPC tem o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é o órgão máximo na orientação, incentivo e no financiamento da pesquisa e da inovação no Brasil.

O pró-reitor ressalta que Reunião da SPBC de 2017 terá várias atividades especiais, que também deverão contar com a participação da Universidade Estadual de Montes Claros. Entre as ações previstas estão os eventos da SPBC Jovem (exposição para estudantes do ensino básico e público), a “Expô T & C” (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultura (atividades artísticas de caráter regional e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura).

Também contará com a SBPC Afro e Indígena (com conferências e mesas-redondas). “A Unimontes conta com várias ações e projetos nessas áreas que poderão ser apresentados no evento”, afirma o professor Virgílio Mesquita.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia