Equipe da Unimontes durante o IX Encontro Nacional de Ensino da Geografia (Divulgação)

A produção científica da Unimontes, associada às práticas de extensão, foi destaque durante o IX Encontro Nacional de Ensino de Geografia, evento quadrienal que foi encerrado no último fim de semana (21/7), no Colégio Municipal, em Belo Horizonte. Também denominada “IX Fala Professor/2019”, a promoção é da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), e teve como tema “a Prática do Professor à Margem: Resistências, Saberes e Poderes”.

Formada por acadêmicos, egresso e professoras do curso de Licenciatura em Geografia, a delegação da Unimontes divulgou os trabalhos produzidos a partir do projeto de práticas pedagógicas do Laboratório de Educação Geográfica (Laedegeo).

“A participação do nosso curso em um evento tão representativo em nível nacional foi de grande valor, como integração e aprendizado com os profissionais de outras instituições e, ainda, como retorno didático pedagógico da produção desenvolvida pela Unimontes em programas especiaisque envolvem a extensão”, relatam as professoras Iara Maria Soares Costa da Silveira, Rachel Inez Castro Oliveira e Romana de Fátima Cordeiro Leite, que foram as orientadoras dos trabalhos aprovados para apresentação do encontro.

Uma das oficinas durante o Encontro, com a participação de alunos da Unimontes

“Um diferencial do encontro foram as discussões e as reflexões das questõesrelacionadas à Geografia, a partir da ótica dos professores e dos futuros profissionais”, complementam.

TEMAS

Dentre as produções levadas ao Encontro Nacional pela Unimontes estão relatos de experiências sobre os projetos de extensão do Laboratório de Educação Geográfica na “perspectiva de intervenção didática em escolas de educação básica e na formação docente de Geografia” e, ainda, sobre “a exposição fotográfica” que discute a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Estas produções foram orientadas pela professora Romana Cordeiro Leite, que é a coordenadora do Laedegeo.

Destaque também para o Fórum de Biotemas, realizado anualmente pela Unimontes com a Educação Básica e reconhecido como “espaço de divulgação dos temas associados aos sismos em Montes Claros”, e, ainda, para ações do Programa de Residência Pedagógica como “experiência a partir do ensino de Geografia”. O “ensino lúdico sobre as regiões brasileiras” foi mais um tema divulgado pela Universidade na experiência em Belo Horizonte.

Participaram das produções os acadêmicos de licenciatura Maykon Souto Silva, Júnia Matilde Lopes Freitas e Rayne Nayara Gomes Lima, além do egresso Túlio de Oliveira Ruas. O “IX Fala Professor/2019” acontece a cada quatro anos desde 1987 com participação de estudantes de graduação, pós-graduação, professores de Educação Básica, professores de Educação Superior, pesquisadores e dirigentes.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”