Grande parte da produção científica da graduação e do mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros será divulgada durante o VII Congresso Nordestino de Produção Animal, que será realizado a partir da próxima segunda-feira (12/11), na cidade de Maceió (AL). Quarenta trabalhos elaborados por professores, pesquisadores e alunos foram selecionados para apresentação durante o evento.

A promoção é da Sociedade Nordestina de Produção Animal com atividades até o dia 15 de novembro, sob o tema central “A Produção Animal no Nordeste Frente às Mudanças Climáticas”. Entre outros assuntos relevantes, será debatido o impacto do aquecimento global na produção animal na região nordestina. 

A delegação da Unimontes será formada por sete professores e vinte alunos do curso de graduação e do mestrado em Zootecnia, ministrados no campus de Janaúba. O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, salientou que essa escolha dos trabalhos científicos comprova mais uma vez a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área. 

“O Brasil aprovou neste ano o novo Código Florestal, o que reveste de maior importância os debates do Congresso Nordestino de Produção Animal”, completou o pró-reitor. Ele enfatizou ainda que o congresso proporciona a aproximação entre os diversos pesquisadores e a troca de conhecimentos, além de abrir possibilidade para o desenvolvimento de parcerias em trabalhos futuros, inclusive com instituições internacionais. 

TEMAS 

Entre os trabalhos a serem apresentados pela Unimontes no evento em Maceió destacam-se: “Parâmetros de degradação ruminal das silagens de variedades de mandioca, utilizando a técnica “in vitro” semiautomática de produção de gases”; “Rendimento e composição físico-química do queijo frescal de vacas alimentadas com níveis crescentes de uréia”; “Perdas por gases, perdas por efluentes e índice de recuperação de matéria seca das silagens de cana-de-açúcar com aditivos” e “Produção de leite com animais Girolando na região Nordeste”. 

E ainda: “Alternativas de cruzamento para produção de cordeiros no Norte de Minas”, “Composição do leite de vagas mestiças em pastagem, suplementadas com fontes de proteína de diferentes degradabilidades” e “Avaliação nutricional das silagens de seis híbridos de girassol (Hel aianthus annuus L.) cultivados sob irrigação nas condições do semiárido baiano”, dentre outros.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia