As matrículas dos aprovados deverão ser efetuadas entre os dias 18 e 21 de janeiro, das 8 às 17 horas, no laboratório de informática do prédio 3, em Montes Claros. O mesmo acontecerá nas secretarias setoriais dos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo de Joaíma.
A documentação necessária é a seguinte: cópias autenticadas da certidão de nascimento, título eleitoral, comprovante da Justiça Eleitoral das últimas eleições (1º e 2º turnos), certificado de reservista, carteira de identidade, CPF, histórico do ensino médio (original e cópia) e uma foto 3×4 recente.
Segundo o presidente da Cotec/Unimontes, Reinaldo Marcos Teixeira, dos 996 aprovados, 552 são do sistema universal, 237 da categoria de egressos de escolas públicas (carentes), 191 afrodescendentes (também comprovadamente carentes) e 15 portadores de necessidades especiais e uma indígena.
MAIORES NOTAS
Todas as quatro maiores notas foram alcançadas por candidatos ao curso de Medicina, sendo dois pelo sistema universal e dois pela categoria de afrodescendentes – do sistema de reserva de vagas adotado pela instituição. Luiz Henrique Rocha Vieira obteve o primeiro lugar geral com 224 pontos em 230 possíveis. Foi a sua quarta tentativa de ingressar no curso de Medicina da Unimontes.
“Sempre chegava perto, mas ainda pecava na redação”, disse o candidato aprovado, que esteve presente ao campus-sede para acompanhar a divulgação do resultado final. Seus pais Cleonice e Carlos Athayde, que o acompanhavam, se impressionaram com a colocação alcançada pela caçula dos três filhos.
“Ainda estou sem acreditar. É uma bênção de Deus. Pedi a ele que tentasse outro curso: Direito ou Odontologia, mas ele insistiu, estudou dia e noite, sem parar, e felizmente conquistou esta vitória”, comentou emocionada a mãe de Luiz. Ele é o seu primeiro filho aprovado na Unimontes. “Estou feliz demais porque fui aprovado onde sempre sonhei”, completou o primeiro colocado geral.
Já Rodrigo Bráulio França Madureira, morador do bairro JK, em Montes Claros, alcançou o terceiro lugar geral e o primeiro entre os candidatos do sistema de reserva de vagas (afrodescendente). Ex-aluno da Escola Estadual Helena Prates, em outros processos seletivos na própria Unimontes e em universidade federais, chegou ao máximo à lista de espera. “Consegui melhorar meu desempenho em Química e Física”.
Também pelo do sistema de reserva de vagas, categoria portador de deficiência/indígena, foi aprovada para o curso de Odontologia (integral) a índia Aline Gomes de Oliveira, de 20 anos, da aldeia Krenak, no município de Resplendor, no Vale do Rio Doce. Felipe Soares Fonseca, com 203,1 pontos, foi um dos 28 aprovados pelo sistema universal no curso de Engenharia de Sistemas, que a Unimontes passa a oferecer pela primeira vez em 2011. As atividades serão ministradas no prédio 3 do campus-sede.