Gerência de Planejamento e Orçamento
A Gerência de Planejamento e Orçamento tem como atribuição elaborar o Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG e a sua revisão anual, além da proposta orçamentária anual. Tem, ainda, como atribuição controlar a aprovação de cotas orçamentárias, em conformidade com a arrecadação de receitas e com os limites estabelecidos legalmente; monitorar a execução física e financeira dos programas e ações constantes da Lei Orçamentária anual – LOA; promover o registro de empenhos das despesas e; consolidar as informações sobre as atividades, projetos e programas.
Gerência de Contabilidade e Finanças
A Gerência de Contabilidade e Finanças – GCF tem como atribuição analisar, acompanhar e executar as atividades relacionadas à movimentação financeira, contábil e patrimonial da Unimontes, em conformidade com as determinações legais. Toda arrecadação de receita e realização de despesa é, obrigatoriamente, processada pela GCF. Compete, também, a esta gerência acompanhar e atualizar periodicamente a regularidade e certificação da Unimontes, junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. As rotinas operacionais executadas no âmbito da GCF são processadas por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Minas Gerais – SIAFI e Portal de compras, além de contar com outros programas/softwares específicos de controle interno.
Gerência de Contratos
Cabe à Central de Contratos Administrativos a análise, supervisão, acompanhamento e controle da regularidade dos contratos exclusivamente oriundos de processos licitatórios, tendo as seguintes e principais atribuições:
- Supervisionar a atuação dos fiscais de contratos, visando ao correto cumprimento do objeto e das cláusulas dos instrumentos firmados;
- Elaborar e operacionalizar o Manual de Normas e Orientações de Gestão e Fiscalização de Contratos no âmbito da Unimontes.
- Elaborar relatórios gerenciais para apreciação e acompanhamento da execução, pela PRPGF, das atividades realizadas.
- Observar e fazer cumprir, em matéria de contratos, os procedimentos explicitados na Lei nº 8.666/1993, no Decreto Estadual nº 45.902/2012, de 27/01/2012 e nas demais legislações correlatas.
Gerência de Convênios
A Gerência de Convênios cumpre um papel importante de interação com os entes públicos e privados que objetivam celebrar contratos, acordos, convênios e termos de cooperação com a UNIMONTES, observando e orientando ao cumprimento das normas internas da Instituição e todas as legislações vigentes relacionadas.
É responsável pela assessoria aos procedimentos administrativos, gerenciamento dos trâmites processuais, controle e acompanhamento dos convênios e demais instrumentos de cooperação.
Compete à Gerência de Convênios analisar, organizar,
É atribuição desta gerência registrar as informações relativas aos convênios no Sistema de Gestão de Convênios do Estado de Minas Gerais – SIGCON e no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV.
Gerência de Materiais e Suprimentos
Tem por finalidade a administração dos materiais, de consumo e permanente, necessários ao pleno funcionamento dos diversos setores da Universidade. É responsabilidade desta gerência o aprovisionamento, o recebimento, a armazenagem e o fornecimento dos materiais aos órgãos requisitantes, inclusive as operações gerais de controle de estoque. A solicitação de materiais é efetuada mediante número da requisição, obtido pelo Sistema de Administração de Materiais e Serviços-SIAD, por meio do qual é feito o controle do ciclo dos materiais e serviços no âmbito da Universidade.