A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nesta quarta-fera (22) comunicado com orientações sobre o trabalho administrativo e acadêmico remoto em decorrência do enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19). No documento, a Pró-Reitoria apresenta todas as recomendações quanto às atividades de pesquisa no âmbito da universidade, bem como as orientações sobre seus programas, editais e atividades administrativas e pesquisa.

Quanto aos trabalhos de pesquisa, a recomendação é que a comunidade acadêmica “mantenha as atividades de pesquisa da melhor maneira possível, dentro das possibilidades de proteção à saúde”, acompanhando todas as orientações, informações e decisões da Reitoria, já manifestadas por meio de portarias e comunicados.

A PRP lembra que “as orientações buscam reduzir o máximo possível a presença das pessoas nos ambientes da pesquisa”. Compete aos coordenadores das pesquisas identificar as atividades que deverão ser mantidas presencialmente e aquelas que podem ser realizadas remotamente. Da mesma forma, cabe à equipe levar em consideração as atividades que podem ser interrompidas ou paralisadas sem prejuízo”.

Para os estudantes vinculados aos programas de Iniciação Científica e de

Pós-Graduação, a recomendação é que combinem as atividades com os seus respectivos orientadores. “Todas as atividades de pesquisa deverão ser realizadas em conformidade com um plano traçado pelo orientador ou supervisor, dando preferência àquelas que puderem ser realizadas de forma não presencial”.

No caso das atividades de laboratório que devem ser realizadas presencialmente, tais como biotérios, linhagem de células, viveiros, aquários, amostras de espécies, freezers, entre outros locais específicos, os coordenadores deverão elaborar um plano de revezamento entre os colaboradores, fornecendo todas as condições de proteção à saúde. A mesma conduta deverá ser seguida para as atividades de pesquisa que, caso sejam interrompidas, podem gerar grandes perdas científicas, financeiras ou perda de dados importantes.

O “guia” da Pró-Reitoria de Pesquisa também recomenda que os participantes das pesquisas devam estar numa distância de 1,5 a 2 metros entre si dentro dos laboratórios, retornando para casa assim que terminar a atividade. Os experimentos de longo prazo que ainda não foram iniciados devem ser suspensos/adiados até o final deste período de quarentena.

Atividades de Campo, bolsas de Iniciação

De acordo com a Pro-Reitoria de Pesquisa, as atividades de pesquisa de campo devem, na medida do possível, ser evitadas nesse período. Para aquelas já iniciadas e que não podem ser paralisadas, “os coordenadores deverão assegurar o máximo de segurança possível aos trabalhadores e equipe (docentes e discentes), orientando sobre as medidas de higiene e distanciamento social.

A PRP informou que manterá o calendário de lançamento dos editais do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Proinic), bem como assegura que todas as bolsas já implementadas serão mantidas regularmente. Dessa forma, não haverá prejuízos no processo seletivo de bolsas de Iniciação Científica e Iniciação a Docência, cujos editais estão sendo preparados e serão lançados em breve.

A Câmara de Pesquisa, em reunião realizada dia 16 de abril, decidiu por não analisar solicitações de nenhuma natureza, visto que as reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) estão suspensas até que as atividades presenciais retornem.

Foi estabelecido que o prazo de entrega dos relatórios finais ou prestação de contas para todos os projetos que finalizaram em março de 2020 e para aqueles que finalizarão durante o período de quarentena, seja automaticamente prorrogado em 30 dias após o retorno das atividades presenciais.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade