Os professores que têm interesse em atuar como orientadores para acadêmicos em projetos de pesquisa podem se inscrever nos programas de iniciação científica da Universidade Estadual de Montes Claros. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) publicou os editais para a seleção de docentes, que contemplam quatro modalidades. O prazo de inscrição vai até 4 de novembro, pelo endereço eletrônico www.ead.unimontes.br/ava/proreitoria.
Posteriormente à seleção, os orientadores serão responsáveis pela indicação dos alunos para cada uma das quatro modalidades, que juntas somam 400 vagas. O processo de indicação acontecerá em janeiro de 2017. O aluno a ser orientado será cadastrado por um período de 12 meses, com vigência de março de 2017 a fevereiro de 2018.
A Coordenadoria de Iniciação Científica, da PRP, explica que cada professor poderá ser orientador de até seis alunos ao mesmo tempo. Para concorrer, o docente deve ter vínculo formal com a Unimontes como professor de ensino superior e possuir a titulação mínima de mestre, além de produção científica comprovada pelo currículo Lattes nos últimos cinco anos.
PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Os orientadores selecionados vão atuar no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (Proinic), com a participação dos acadêmicos dos cursos de graduação em projetos de pesquisa. O Proinic contempla quatro modalidades.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o PIBIC, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com a oferta de 160 bolsas remuneradas para alunos a partir do 2º período dos diversos cursos da Unimontes (com exceção do último período). O valor é de R$ 400,00, com vigência entre 1º de março/2017 a 28 de fevereiro de 2018.
Cadastro
Há, também, mais 25 vagas para as Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (BIC/UNI), com financiamento da própria instituição e vigência para o ano de 2017. O valor concedido para o acadêmico selecionado será também de R$ 400,00.
O edital contempla, ainda, mais 200 bolsas para o Programa de Iniciação Científica Voluntária da Unimontes (ICV), sem remuneração.
Editais (Formulários em anexo)
Há, ainda, mais 15 bolsas financiadas pela Universidade dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (BIC/CAMPI), que contempla alunos das cidades de fora do campus-sede: Paracatu, Unaí, São Francisco, Pirapora, Januária, Janaúba (curso de Pedagogia), Espinosa, Brasília de Minas, Salinas, Almenara, Joaíma e Bocaiuva.
Mais informações na Coordenadoria de Iniciação Científica pelo telefone (38) 3229-8182.