Abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para os municípios interessados em receber o projeto “Unimontes Solidária”. Podem participar cidades do Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri que, em geral, apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda abaixo da média do restante do Estado.

CONFIRA O EDITAL

Os prefeitos interessados em participar devem, por meio de ofício e de um termo de compromisso, efetuar a inscrição junto à Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, no campus-sede, por fax (38) 3229-8143 ou por e-mail cae@unimontes.br.

Serão selecionados quatro municípios e o atendimento para a próxima edição terá vigência entre janeiro e dezembro de 2016. Conforme o edital, a contrapartida dos municípios está na garantia do apoio logístico à Universidade na execução das ações – transporte, alimentação e hospedagem, além dos materiais de consumo para a execução das ações.

HISTÓRICO

Desenvolvido no período de recesso letivo, o projeto Unimontes Solidária foi implantado há 12 anos, como forma de promover ações articuladas em pequenos municípios com os indicadores sócio-econômicos insatisfatórios, como forma de contribuir com a redução dos problemas sociais.

Os acadêmicos dos 54 cursos de graduação da Unimontes podem participar. Na prática, eles atuam como voluntários na aplicação do conhecimento produzido na Universidade em ações identificadas nas demandas específicas locais. Os atendimentos envolvem as áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer.

Somente em 2014, o projeto beneficiou 14.755 pessoas em três municípios do Norte de Minas.