A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lança Edital para seleção de bolsistas da área de licenciatura. A meta da Pró-Reitoria de Extensão é que os aprovados atuem no setor de Educação e Cultura das Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no município. Trata-se de atividades presenciais nos territórios das cinco cozinhas solidárias distribuídas por diferentes bairros locais. São oferecidas 24 bolsas de R$ 770 cada uma. Os recursos, pagos mensalmente, originam-se de emenda parlamentar. As inscrições podem ser feitas até sábado (17/05).
Inscrições
Os interessados que preencherem os requisitos necessários devem se inscrever via formulário disponível no link https://forms.gle/orLakZLKxtJ1xGVz6. Eles precisarão, no ato da inscrição, fornecer informações pessoais e acadêmicas, oferecer link de acesso ao Currículo Lattes e ainda fazer upload de carta de intenções, em formato PDF. Tudo a partir de login no Google.
A seleção, conforme o Edital – acessível pelo link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/05/Edital_01-2025_PREX_Projeto_Cozinhas_Solida%CC%81rias.pdf –, será realizada em duas etapas: 1) análise da carta de intenções (eliminatória) e 2) arguição oral (classificatória), que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio. O resultado final pós-recursos será divulgado no dia 26 de maio.
Distribuição das bolsas
Do total de 24 bolsas, sete vão para graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia; 11 para graduandos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro; e seis para graduandos de outras Licenciaturas (exceto as de Artes e Pedagogia, pois possuirão vagas específicas). A vigência das bolsas é de sete meses, com início previsto para junho de 2025 e término em dezembro de 2025. As bolsas estão condicionadas à avaliação bimestral de desempenho das/dos bolsistas.
Requisitos
Para participar do processo seletivo, o interessado deve estar matriculado em um curso de licenciatura na Unimontes; possuir o diferencial da experiência em voluntariado na educação popular; alfabetização, reforço escolar e acompanhamento pedagógico, participação em projetos ou núcleos de ensino, pesquisa e/ou extensão institucionalizados, capturas de imagens e edição de vídeos, organização de eventos acadêmicos, elaboração e aplicação de oficinas de Artes e de educação, apresentações ou exposições artísticas, participação em saraus, etc; ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; disponibilidade de quatro horas diárias/20 horas semanais para se dedicar às atividades do projeto; não possuir, na data da contratação da proposta e durante a vigência da bolsa, vínculo de trabalho de qualquer natureza, bem como assumir o compromisso de cumprimento das atividades previstas no Plano de Trabalho; residir em Montes Claros; e estar de acordo com as regulamentações vigentes da Unimontes, referentes às bolsas de recursos de emendas parlamentares.
Os bolsistas envolvidos no projeto vão exercer papel fundamental no fortalecimento das ações educativas e culturais nas comunidades atendidas. Eles irão atuar com alfabetização, reforço escolar e acompanhamento pedagógico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; e conduzir oficinas de Artes e promover apresentações culturais como forma de estímulo à criatividade, à expressão e ao fortalecimento dos vínculos comunitários. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento de uma educação emancipatória, alinhada aos pressupostos de justiça social defendidos pelo MTST.
Cozinhas solidárias
O objetivo do processo seletivo é o fortalecimento das Cozinhas Solidárias localizadas em Montes Claros, principalmente no que diz respeito a seu setor educacional. Essas cozinhas são espaços comunitários voltados para a promoção da segurança e soberania alimentar, onde são oferecidas refeições saudáveis e acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social, além da educação e alfabetização de crianças, jovens e adultos.
A iniciativa valoriza o engajamento prévio dos estudantes com práticas de solidariedade e extensão. Dessa forma, na etapa de entrevista será considerado como critério de avaliação a atuação voluntária comprovada em iniciativas como os projetos Unimontes Solidária, Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP), Unimontes Social e/ou em movimentos sociais, especialmente aqueles destinados à promoção dos direitos humanos, da cidadania, da inclusão social e da educação popular.