O príncipe imperial Dom Bertrde Orleans e Bragança, herdeiro da família imperial do Brasil, visitou o campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros na tarde desta segunda-feira (22). No primeiro momento, ministrou palestra sobre a história do País aos alunos do projeto “Poupança Jovem” e do “Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania” (NAP), ambos coordenados pela Unimontes. Em seguida, participou de audiência com a vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida, e visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

principe_web
As palestras foram realizadas no auditório do prédio 6

Bisneto da princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II, o príncipe Bertrteve seu currículo apresentado pela pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz. Em sua palestra, enalteceu o ensino médio e superior como a grande perspectiva de futuro do Brasil. “Os jovens estudantes retratam com fidelidade este ideal de vida a partir da educação”, comentou. Logo após, apresentou um breve histórico do Brasil a partir de seu descobrimento.

Principe_Ivete_web

O príncipe imperial Dom Bertrcom a
vice-reitora da Unimontes

Em audiência, a professora Maria Ivete Soares de Almeida, reitora em exercício, destacou ao príncipe Dom Bertrde Orleans e Bragança a atuação da Unimontes com 12 mil alunos regularmente matriculados em seus 11 campi e nos polos de educação a distância, assim como os avanços na pós-graduação Stricto sensu nove mestrados próprios e seu primeiro doutorado.

Na visita ao HUCF (hospital-escola da Unimontes), a vice-reitora destacou a condição de o único hospital genuinamente público do município, bancado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A Unimontes abrange cerca de 30% do território mineiro, com compromissos permanentes com a comunidade regional, principalmente no aspecto social”, observou a professora Maria Ivete.