– Próximo passo será elaboração do estatuto –

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tem como prioridade desenvolver a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura e da história da região. Para cumprir esta missão, a entidade contará com o apoio da comunidade, por meio da Associação dos Amigos do Museu, cuja criação foi discutida em reunião, na tarde dessa quinta-feira (28/3).

O encontro foi realizado na sede do museu, no antigo Casarão da Fafil, com professores, pesquisadores, historiadores, geógrafos e outras pessoas da comunidade sensíveis à cultura e à história e que se dispõem a contribuir com preservação do acervo e com a manutenção do Museu Regional. O próximo passo será a elaboração do estatuto da entidade.

Uma das voluntárias é a socióloga Mércia Fagundes, que fez a apresentação da proposta de criação da associação. Ela destacou que o objetivo é mobilizar a sociedade civil e arrecadar recursos para a manutenção do Museu, objetivando a realização de exposições e outras atividades, além da ampliação do acervo.

Mércia Fagundes ressaltou que, com a criação da Associação dos Amigos do Museu, será possível a geração de renda com a produção e venda de cartões postais e outros souvenirs aos visitantes. A entidade também poderá viabilizar doações financeiras. “Não podemos ficar somente esperando pelo Poder Público”, pontuou a socióloga, lembrando que iniciativas semelhantes contribuem com grandes museus no Brasil e no mundo.

Outro integrante da comunidade, o produtor de cinema Paulo Henrique Veloso Souto, lembrou que, “em uma grande dimensão”, o Museu Regional do Norte de Minas reúne e preserva os diversos aspectos da cultura e da memória de Montes Claros e da região, incluindo o folclore, documentos, fotos e mesmo móveis antigos, entre outras peças e objetos. “Podemos mobilizar instituições financeiras para ajudar na manutenção do museu”, disse Paulo Henrique, que, depois de vários anos de carreira no cinema no Rio de Janeiro, retornou a Montes Claros, sua terra natal.

Amigos Museu site

Também participante da reunião, o ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou a importância do Museu Regional. Ele se lembrou da luta para restauração do antigo Casarão da Fafil com o propósito de instalar o Museu, desenvolvida durante sua gestão à frente da Universidade (dezembro de 2002 a dezembro de 2010). Assim como a socióloga Mércia Fagundes, o ex-reitor salientou que “não podemos ficar apenas à espera do Poder Público, que enfrenta da falta de recursos”.

A diretora do Museu Regional, professora Marina Ribeiro Queiroz, ressaltou a relevância da iniciativa e agradeceu a disposição dos representantes da sociedade civil em contribuir voluntariamente com a entidade. Ela destacou que com a partir da criação da Associação dos Amigos do Museu Regional poderão ser realizados mais exposições e eventos no espaço, beneficiando toda comunidade. As visitas à instituição são gratuitas.

Mercia FagundesGRUPO DE TRABALHO

Foi constituído um grupo de trabalho que será responsável pela redação do estatuto da Associação dos Amigos do Museu Regional do Norte de Minas. A comissão também cuidará de outras providências burocráticas para a formação da diretoria e do conselho fiscal da entidade. O próximo encontro dos voluntários da associação ainda será agendado.

O QUE É O MUSEU REGIONAL

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) tem como meta principal desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. Inaugurado em 30 de setembro de 2014, o local funciona no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), prédio histórico que foi totalmente restaurado pelo Governo do Estado, com o apoio da comunidade e recursos de empresas – viabilizados por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

A unidade oferece ao público a oportunidade de conhecer a região norte-mineira por meio de quatro eixos temáticos distribuídos em: “Meio Ambiente”, “Ocupação do Território”, “Evolução Urbana de Montes Claros” e “Saberes, Fazeres e Celebrações”. Já são quase 50 mil visitantes nestes pouco mais de quatro anos de funcionamento.