A Coordenadoria do Centro de Telemedicina/Telessaúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) promove neste sábado (24/11), a partir das 7h30, no Auditório do hospital, um curso gratuito para médicos e enfermeiros da região, que abordará a temática “Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio”, bem como um Treinamento teórico e prático. A capacitação será promovida por meio de  videoconferência. 

De acordo com o coordenador do Centro, André Pires Antunes, a transmissão por meio de videoconferência terá início às 7h30 e vai até as 12h. Foram convidados médicos e enfermeiros, sendo que o curso é voltado para os profissionais do primeiro atendimento. As atividades práticas do curso acontecem na da tarde, de 13h as 16h. 

Atenção primária

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 50% dos pacientes no mundo morrem nos primeiros minutos sem atendimento. Com 30 minutos de atraso, aumenta-se ainda mais a mortalidade em 7,5% no prazo de um ano, completa o coordenador. 

“A capacitação desses profissionais é de extrema importância, já que um atendimento de qualidade feito no primeiro momento, várias vidas podem ser salvas. Temos a tecnologia em mãos, mas a capacitação humana ainda é deficitária. Melhorando esse aspecto,  podemos alterar a taxa de mortalidade do país”, pondera André Pires Antunes. 

O curso, oferecido aos hospitais universitários do Estado, acontece em Belo Horizonte e é transmitido para Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis, por meio da Universidade de São Del Rey, e para profissionais da saúde em Uberaba. 

SERVIÇO

Outras informações sobre o curso pelo telefone (38) 3224-8374 ou pelo Centro de Telessaúde da Secretaria do Centro de Telemedicina/Telessaúde, que atende no HUCF. 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia