O Festival Nacional da Canção Circuito Lago de Irapé é uma das atrações na programação do II Festival de Inverno de Grão Mogol. Com uma boa presença de público da cidade-sede do evento e de municípios vizinhos, a primeira noite de apresentações foi nessa quinta-feira (16/7), no palco da Praça Principal, com os 12 concorrentes da Categoria Temática. Nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, sobem ao palco os selecionados para a Categoria Livre. A final acontece neste sábado, com a apresentação dos seis finalistas de cada categoria, na prévia do show do grupo 14 Bis.
Um júri formado por cinco professores, entre doutores e músicos, foi responsável pelo julgamento dos primeiros concorrentes que se apresentaram no festival. Na Categoria Temática, obrigatoriamente, os enredos das composições estão associados à cultura, regionalidade, personalidades e às belezas naturais das regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
CLASSIFICADOS
Em ordem alfabética e com os respectivos autores e intérpretes, estão classificadas as composições temáticas “A Mina dos Geraes” (Denisar Mota); “Flor do Vale” (Ronaldo Tobias); “Fogo de Coivara” (Hebert Lincoln); “Irapé” (Jukita Queiroz); “Riacho Correndo” (Inácio César Santana) e “Vale de Esplendor” (Rafael Nassau).
Coordenador do Festival Nacional da Canção, o professor Fábio Carvalho lembra que o júri avaliou os critérios como melodia e letra, originalidade, harmonia e arranjo. “O alto nível dos trabalhos apresentados impressiona e quem ganha com isto é o público, que tem acesso à música de qualidade e com devia valorização aos artistas regionais”, disse.
Ainda conforme o coordenador, somente na primeira noite, embora sejam 12 composições concorrentes, aproximadamente 40 pessoas subiram ao palco, entre cantores, instrumentistas e pessoal de apoio.
O Festival da Canção Circuito Lago de Irapé oferece uma premiação de R$ 12 mil, que será dividida entre os três primeiros colocados de cada categoria. Haverá, ainda, a escolha do melhor intérprete em votação popular – por aclamação.