Realizadas na manhã desse domingo (27), as provas da 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros, com índice de abstenção de 6,26%. Dos 6.674 candidatos inscritos, apenas 410 não realizaram as provas, que foram aplicadas entre as 8 e 12 horas, em Montes Claros, Belo Horizonte e em mais onze cidades onde a Unimontes possui campi. À tarde, das 15 às 19 horas, serão aplicados os exames para 8.679 candidatos inscritos nas 2ª e 3ª etapas.

A chuva fina em Montes Claros, logo pela manhã, não comprometeu a realização das provas. A Comissão Técnica de Concursos da Unimontes (Cotec) registrou alguns casos de abstenção por causa da falta do documento de identidade. O edital do PAES/2011 prevê que, somente em casos de extravio, é que a carteira de identidade pode ser substituída pelo Boletim de Ocorrência. Com efetivo nos prédios da Unimontes, as Polícias Civil e Militar ajudaram nos esclarecimentos aos pais e candidatos.

CANDIDATOS FALAM SOBRE AS PROVAS

Provas do PAES
Mônica Santos Fonseca, de 14 anos, é aluna da Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, em Claro dos Poções (Norte de Minas) e fez os exames no campus-sede. Como leu os quatro livros indicados pela Cotec para a 1ª etapa, não teve dificuldade com a prova de Língua Portuguesa. A escolha pelo vestibular seriado, segundo ela, permite ao aluno se adaptar estilo de exame adotado pela Unimontes e o acostuma à rotina das provas ao final de cada ano do ensino médio. “A pressão é bem menor e nos ajuda a detectar as dificuldades em determinada matéria”, disse Mônica.

Candidato Lucas Rafael - Claro dos PoçõesMatriculado na Escola Estadual Norte-mineira, na cidade de Capitão Enéas, Lucas Rafael Soares, de 16 anos, teve maiores dúvidas com o exame de Matemática, mas garante que compensou no de Português. Considerou o tema escolhido pela Unimontes para a prova de interpretação de texto, com base em uma campanha do Governo de Minas, como de grande interesse para os jovens. “O texto comentava sobre como se prevenir das drogas, algo bem atual”, completou.

Nem bem iniciaram a rotina do PAES, afinal têm mais dois anos de provas pela frente, as estudantes Leandra Paula do Nascimento e Maria Clara Pereira Cardoso, de 15 anos, também realizaram as provas da 1ª etapa com o pensamento em qual área se ingressarão na Unimontes pelo sistema seriado. Alunas da Escola Estadual Levi Durães Peres, em Montes Claros, não encontraram dificuldades Candidatas Maria Clara e Leandra Paulacom as provas de Português e História, mas tiveram “mais trabalho” em resolver as questões de Química.

“Gosto muito de Química, mas a prova foi puxada”, disse Maria Clara, que faz planos para cursar Direito da Unimontes, prestar concurso para o Ministério Público e se tornar promotora da área criminal. Leandra, por sua vez, está dividida quanto à escolha da profissão. “Tenho mais dois anos de PAES e vou caprichar nos estudos, mas ainda não sei se faço opção por Medicina, que minha mãe também gosta, ou por Engenharia Civil”.